“Violência infantil: o papel dos profissionais da Saúde na proteção de crianças e adolescentes”
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, só nos quatro primeiros meses de 2023 foram registradas pelo Disque 100, cerca de 17 mil violações sexuais contra crianças ou adolescentes. Muitos dos casos chegam ao Sistema de Saúde para atendimento médico, um desafio para profissionais da área e para a sociedade em geral no que se refere à promoção de ações de proteção e acolhimento desse grupo. A partir desses dados, o programa São Camilo Comenta de junho abordou “Violência Infantil: o papel dos profissionais da Saúde na proteção de crianças e adolescentes”.
Foram convidados o médico sanitarista e professor de Saúde Pública, Sérgio Zanetta; o pediatra e professor de Pediatria, Marcelo Iampolski; e a psicóloga Rosemeire Nascimento. Os três são docentes do Centro Universitário São Camilo – SP.
Nesse episódio, foi apresentada uma novidade: a participação de alunos e professores do Centro Universitário com perguntas para os integrantes da mesa, o que promoveu mais dinamismo ao programa.
Os professores esclareceram sobre como identificar os casos de violência infantil, as notificações compulsórias e a conduta do profissional da Saúde ao perceber possíveis casos de violência.
O programa São Camilo Comenta é exibido no canal do Youtube do Centro Universitário São Camilo -SP.
Youtube: https://youtu.be/tHcMkNPfrMQ
Fonte: Carolina Fleischman