Por grande parte da vida, muitas pessoas tem enfrentado ansiedade e pensamentos excessivos que paralisam. Essas condições fazem perder amizades, oportunidades, relacionamentos e muitos momentos de felicidade.
Esses são alguns princípios compartilhados por pessoas que podem auxiliar sua saúde mental:
- Não buscam mais “consertar” a si mesmas. Aqueles que acreditam que precisam se “consertar” – e muitos acreditam nisso – ficarão presos em um ciclo constante de insegurança.
Quando agimos como se precisássemos nos aprimorar, reforçamos a ideia de que algo está errado conosco e, consequentemente, mantemos uma imagem negativa de nós mesmos. Não é que precisemos ser consertados – é que a maioria de nós precisa abandonar a ideia de que há algo errado conosco.
Já somos inteiros. Só precisamos enxergar isso.
- Não toleram pensamentos estressantes. A mente gera constantemente todos os tipos de pensamentos de forma automática.
Isso é inevitável. As pessoas fortes compreendem essa inevitabilidade e não permitem que pensamentos estressantes permaneçam por muito tempo. Eles podem surgir, mas não são tolerados. Não lhes damos atenção. Desviamos o foco para outras coisas.
Isso faz toda a diferença.
- Utilizam a respiração para acalmar os pensamentos. Existe uma conexão estreita entre a respiração e a velocidade com que passamos por novos pensamentos.
A ansiedade é reflexo de uma mente hiperativa.
Dessa forma, diminuir o ritmo da respiração pode ser utilizado para acalmar os pensamentos e reduzir a sensação de ansiedade.
- Veem o passado como uma ilusão. As pessoas mentalmente fortes compreendem que o passado é apenas um conceito. Não é real. Aqueles que sofrem permitem que pensamentos sobre o passado determinem seu comportamento atual.
Se sofreram bullying na escola, por exemplo, justificarão pensamentos sobre esses eventos para moldar uma personalidade atual que teme críticas.
Mas não precisa ser assim. Quando conseguimos nos libertar do domínio do passado sobre nós, somos livres para desfrutar o presente.
- Praticam exercícios na maioria dos dias. Aqueles que desejam manter uma mente forte entendem a conexão entre mente e corpo.
Quando cuidamos bem de nós fisicamente, nosso cérebro e nossa mente se beneficiam. A mente – poderíamos até dizer – É o corpo, de certa forma. Estamos muito mais propensos a padrões de pensamentos prejudiciais quando não nos movimentamos.
Estamos tentando enganar a vida e a felicidade quando ficamos parados por muito tempo.