Pipocas Gourmet Juninas: Receitas da Chef Patricia Coldibeli para Fazer e Vender
O São João é uma das festas mais queridas e tradicionais do Brasil, celebrada com muita música, dança, e, claro, deliciosas comidas típicas. Em meio a essa celebração, a Chef Patricia Coldibeli trouxe uma inovação que promete conquistar os paladares dos festeiros: uma série de receitas de pipocas gourmet juninas. Essas receitas são não apenas deliciosas, mas também representam uma ótima oportunidade para quem deseja aprender uma nova habilidade e transformá-la em uma fonte de renda extra.
A pipoca gourmet é uma versão aprimorada da tradicional pipoca, feita com ingredientes de alta qualidade e técnicas específicas que realçam seu sabor e textura. A Chef Patricia Coldibeli, explica que as pipocas gourmet são super crocantes e que com a receita certa, elas vão ter o sabor idêntico ao do produto usado como base, por exemplo, a pipoca de paçoca tem o sabor idêntico ao doce junino. Utilizando processos precisos de caramelização e ingredientes naturais, as pipocas mantêm a crocância e o sabor por até um mês.
No Instagram @pipocasdatata.gourmet , Patrícia compartilha suas criações e dá muitas dicas para quem quer empreender no mundo das pipocas gourmet. Confira 3 receitas de pipocas gourmet juninas, “Pé de Moleque, Pipoca Gourmet de Abóbora com Coco e de Paçoca”, confira.
Pipoca Gourmet de Paçoca – 50 gramas de pipoca (não é de milho, é de pipoca mesmo); 30 ml água; 15 ml vinagre de álcool; 200 gramas de açúcar cristal; 1 colher de café rasa de bicarbonato; 80 gramas de paçoca; 40 gramas de leite em pó. Modo de fazer: Em um Pote com tampa (que tenha uns 6 litros) coloque a paçoca (já esfarelada em pó) e o leite em pó. Misture e Reserve. Na panela, colocar : a água, o vinagre e o açúcar. Misturar os ingredientes quando o açúcar derreter e, após, não mexer mais. Deixar no fogo até atingir 145 graus, ou até ver o ponto no copo com água (pingar caramelo num copo com água, pegar ele de dentro da água e morder no último dente. O ponto é quando não gruda mais no dente). Nesse momento adicionar bicarbonato, abaixar o fogo, mexer rápido e adicionar as pipocas. Envolver as pipocas no caramelo até estarem todas envolvidas. Desligar o fogo nesse momento.Virar as pipocas já caramelizadas dentro do pote com a mistura de paçoca e leite em pó. Tampar e chacoalhar até as pipocas desgrudarem por completo. Aguarde esfriar para sentir a crocância.
Pipoca Gourmet Pé de Moleque – 50 gramas de pipoca (não é de milho, é de pipoca mesmo); 30 ml água; 15 ml vinagre de álcool; 200 gramas de açúcar cristal; 1 colher de chá de essência de baunilha; 1 colher de café rasa de bicarbonato; 130 gramas de amendoim torrado e triturado. Modo de fazer: Em um pote com tampa (que tenha uns 6 litros) coloque o amendoim. Reserve. Na panela, colocar: a água, o vinagre, o açúcar e a essência de baunilha. Misturar os ingredientes quando o açúcar derreter e, após, não mexer mais. Deixar no fogo até atingir 145 graus, ou até ver o ponto no copo com água (pingar caramelo num copo com água, pegar ele de dentro da água e morder no último dente. O ponto é quando não gruda mais no dente). Nesse momento adicionar bicarbonato, abaixar o fogo, mexer rápido e adicionar as pipocas. Envolver as pipocas no caramelo até estarem todas envolvidas. Desligar o fogo nesse momento. Virar as pipocas já caramelizadas dentro do Pote com o amendoim. Tampar e chacoalhar até as pipocas desgrudarem por completo. Algumas que restarem grudadas basta separar com as mãos. Aguarde esfriar para sentir a crocância.
Pipoca Gourmet de Abóbora com coco – 60 gramas de Pipoca; 50 ml água; 30 ml vinagre; 270 gramas de açúcar cristal; 1 colher de sopa de glucose líquida (opcional); 60 gramas de doce de abóbora amassado(Caso prefira usar a abóbora cozida, pode colocar 80 gramas); 150 gramas de coco desidratado (tem que ser coco seco). Modo de fazer: Primeiro, coloque o coco em um pote com tampa grande (a partir de 7 litros). Reserve. Na panela, colocar: água, vinagre, açúcar e a glucose. Misturar os ingredientes quando o açúcar derreter e, após, não mexer mais. Deixe no fogo até atingir 135 graus (ou até o caramelo estar cor de guaraná, e caindo em pingos da colher). Acrescente a abóbora e misture delicadamente, em fogo baixo, até o caramelo atingir o ponto. Para saber o ponto do caramelo: pingar caramelo num copo com água, pegar ele de dentro da água e morder no último dente. O ponto é quando não gruda mais no dente). Adicione as pipocas. Envolva as pipocas no caramelo até estarem todas envolvidas. Desligar o fogo nesse momento. Virar as pipocas já caramelizadas no pote que já está com o coco. Tampar e chacoalhar até desgrudar as pipocas.
Essas receitas não apenas fazem sucesso nas festas juninas, mas também são uma excelente oportunidade de negócio.
Fonte: Rodrigo Almeida – Imagens Chef: Patty Alves