Novembro Azul: Organizações promovem campanhas de diabetes pelo país para chamar atenção à causa
Cerca de 16 milhões de brasileiros com diabetes, segundo dados do atlas da Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o quinto país em número de pessoas com a condição.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes*, um a cada três adultos na América Central e do Sul vive com diabetes, mas ainda desconhece o diagnóstico. Atualmente, cerca de 42,9 bilhões de dólares são gastos com o tratamento do diabetes e suas complicações no país e estamos certos de que boa parte deste valor poderia ser economizada com o diagnóstico precoce*.
Outro dado impactante é que 73% das pessoas com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento.**** Quando não há diagnóstico precoce e muito menos adesão ao tratamento, as complicações de diabetes: como neuropatia, nefropatia, insuficiência cardíaca, derrame, infarto, retinopatia diabética (que leva à cegueira), além de internações, hospitalizações e mortes só aumentam.
Para ajudar a diagnosticar precocemente o diabetes, assim como alertar as pessoas sobre os perigos da condição e estimular o controle da glicemia, as Associações de Diabetes, integradas ao Vozes do Advocacy, promovem várias iniciativas pelo país:
No dia 8 de novembro, a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Vitória da Conquista realizará o 2°Diversão sob Controle, iniciativa que reunirá jovens e adultos com diabetes para desenvolver de forma lúdica dinâmicas que promovam a confiança, aprendizado e autonomia em relação ao diabetes, das 14h às 17h. A iniciativa será no Instituto Marcelo Melo, situado â Rua dos Andrades, n°152, Bairro Centro.
Também no dia 8 de novembro, às 19h, a Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (ABAD) fará uma caminhada/corrida saúde solidária na Portaria do Lageado com distância de 1km, podendo percorrer até 5km. No dia 9, será realizada campanha com teste de glicemia, aferição de pressão, avaliação de IMC e orientações sobre diabetes, em dois locais distintos da cidade, das 9h às 13h, na Praça do Bosque e, das 11h às 20h, no Shopping Park Botucatu. No dia 10, terá um piquenique para crianças e adolescentes com diabetes e seus pais, com dinâmicas e roda de bate-papo. No dia 11, será realizada palestra para os universitários da área de saúde sobre políticas públicas e segurança alimentar em Botucatu e, no dia 13, um treinamento para diretores das escolas municipais da cidade. Por fim, no dia 14, será realizada uma blitz informativa em dois locais distintos, atingindo o trânsito das saídas de escolas da cidade. Todos os eventos serão realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu.
No mesmo dia 8, o Instituto ADIFI fará capacitação em diabetes para médicos da Atenção Básica de Foz do Iguaçu, em sua sede, das 8h às 14h. No dia 9, terá uma abertura da Semana Azul com o palestrante Dr. Renê Azzolini, às 14h, também em sua sede. Já no dia 10 de novembro, organiza a Caminhada/Corrida alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, na Itaipu Binacional, às 8h. Também haverá capacitação em diabetes para enfermeiros da Atenção Básica do município, das 8h às 14h, na sede da organização. Nos dias 12 de novembro, das 8h às 14h, e no dia 13 de novembro, às 8h, fará uma campanha de aferição de glicemia no Edifício das Águas no Itaipu Parque, e no segundo dia no Edifício Central do Parquetec. Neste mesmo dia ainda terá uma roda de conversas às 14h dentro do Instituto. E por fim, no dia 14 de novembro, haverá uma caminhada que sai da sede da organização, às 8h; às 14h haverá uma campanha na UBS Cidade Nova e à noite uma ação na Cozinha da organização.
No dia 9 de novembro, a Associação Sempre Amigos realizará a Campanha do Dia Mundial do Diabetes no Sesi de Indaiatuba, das 8h30 às 13h, localizado na Av. Francisco de Paula Leite, 2701 – Jardim California, Indaiatuba – SP. A iniciativa inclui teste de glicemia, avaliação dos pés e nutricional e orientação educativa sobre diabetes. A expectativa é atingir de 600 a 800 pessoas.
Também no dia 9 de novembro, a Associação Sergipana de Proteção ao Diabético fará o Mutirão do Mês Azul, no Município de Estância, no Sergipe, às 8h. O intuito é motivar os governantes a implementarem políticas públicas na prevenção e controle do diabetes e das complicações. A iniciativa terá aferição de glicemia e de pressão arterial e pretende atingir entre 500 e 600 pessoas. A ASPAD sensibilizou a Secretaria Estadual de Saúde a iluminar o seu prédio durante o mês inteiro.
No mesmo dia 9 de novembro, a Associação dos Diabéticos da Grande Florianópolis fará no SESC da Prainha, localizado no endereço: Travessa Siriaco Atherino, 100, Centro – Florianópolis/SC, a quarta edição da campanha multidisciplinar em prol dos pacientes com diabetes, coordenada em Florianópolis pela Sociedade Catarinense de Oftalmologia, sob a direção do Dr. João Luiz Lobo Ferreira, em parceria com a ADIFLOR e demais parceiros. O evento será das 9h às 13h. A iniciativa inclui: exame de glicemia e de pressão arterial, avaliação dos pés, orientações com odontólogas sobre acometimentos orais e com endocrinologistas e profissional de educação física, avaliação de oftalmologista, além de orientação nutricional.
Neste mesmo dia, das 8h às 13h, a Associação Jacareiense de Diabéticos fará uma campanha que inclui exames de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação com nutricionistas e com duas endocrinologistas, na Praça em frente à Sala Mario Lago, localizada na Rua Barão de Jacareí, 122, no Centro de Jacareí. A Associação também fará a iluminação da Câmara Municipal de Jacareí e do Laboratório Unidade Médica.
No dia 12 de novembro, a Associação Riograndense ao Diabético de Novo Hamburgo, com apoio do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo, fará uma campanha de detecção, orientação e educação em diabetes na sede da organização, que compartilha o espaço com o Sindicato dos Médicos e Associação de Medicina, das 10h às 16h, localizado na Rua Victor Hugo Kunz, 950, bairro Hamburgo Velho.
Também no dia 12 de novembro, das 10h às 20h, a Associação dos Diabéticos de Joinville (ADIJO) em parceria com a Sociedade Joinvilense de Medicina, fará ação de detecção de diabetes no Shopping Mueller, localizado na Rua Visconde de Taunay, 235, no Centro de Joinville. No dia 23, a ADIJO também fará o passeio tradicional com as crianças e adolescentes associados de 7 a 20 anos.
Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, a Assodipam – Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Pará de Minas, fará a campanha do Dia Mundial do Diabetes com uma série de palestras: no dia 12, às 8h30 com a dentista Tatiana Leitão e, em seguida, com a enfermeira Lidiane Andrade. No dia 13, às 8h30, com a farmacêutica Jennifer Oliveira/ Farmácia Básica Central (SUS). E no dia 14, às 8h, com a endocrinologista Fernanda Amaral, seguida da nutricionista Gabriela Chaves. Todos os dias, haverá aferição da glicemia capilar e sorteio de brindes, na sede de sua organização, na Rua Geraldo Antônio dos Santos, 87 – Bairro Dom Bosco, Pará de Minas/MG.
No dia 12 de novembro, Associação Maranhense dos Diabéticos Tipo 1 – AMAD1 realizará uma ação focada em educação em diabetes no São Luís Shopping, que trará, junto à sua equipe, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade no horário das 10h às 19h. No dia 13, estaremos na Assembleia Legislativa, para conscientização e atendimento à população, com palestras e atividades, de 10h às 15h:00 da tarde. E no dia 14 de novembro, a equipe estará no Multi Centro Sebrae em parceria com o Hospital de Referência Oftalmológica (HRO) para oferecer: testes de glicemia e aferição de pressão arterial, assim como orientações sobre cuidados com a saúde, de 9h às 15h.
No dia 13 de novembro, o Vozes do Advocacy participa da Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Diabetes, às 11h, na Câmara dos Deputados, em Brasília e iluminará o prédio na Câmara no mesmo dia, a partir das 19h.
No dia 14 de novembro, das 8 às 12 horas, com apoio de Escola Técnica (ETEC), a Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara D’Oeste realiza campanha que engloba aferição de campanha glicemia capilar e pressão arterial e orientações, no Terminal Central, localizado na Praça João XXIII. Ação conta com apoio de alunos do Curso Técnico de Enfermagem, e enfermeiros, além de professores da instituição.
Também no dia 14 de novembro, a Associação dos Diabéticos do Piauí com o objetivo educar a população sobre os riscos e cuidados necessários para o controle da glicemia, prevenindo complicações como doenças cardiovasculares, neuropatias e insuficiência renal, que são comuns em pessoas que não controlam adequadamente a condição fará um circuito da saúde, que inclui: aferição de glicemia e pressão arterial, avaliação e orientação nutricional, além de antropométrica e atividade física, auriculoterapia e avaliação dos pés e de fundo de olho, no Teresina Shopping, de 16h às 20h.
No dia 14/11, a partir de 17h, a Associação dos diabéticos de Cambuí-MG (ADCMG) estará na Praça Matriz durante a Feira Noturna, realizando testes de glicemia e aferindo a pressão arterial da população. No local, haverá um painel decorativo “instagramável” com as logomarcas dos nossos patrocinadores, juntamente com as cores e os símbolos do diabetes, para que as pessoas possam se divertir e registrar este momento cheio de força e união. E no dia 16, a partir de 14h, a ADCMG realizará o Piquenique Doce Amizade no Campo Municipal do Asilo. O evento contará com nutricionista e educadora em diabetes para uma roda de conversa. Além da conversa com os profissionais, uma equipe de enfermagem estará fazendo testes de glicemia e dando orientações sobre o autocuidado com a saúde.
Ainda no dia 14, a Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos fará ação no Posto Dr. Luiz Costa, no horário das 8h às 12h com testes de glicemia, avaliação do pé e encaminhamento médico. No dia 6 de novembro será na Igreja de Nazaré, no horário das 8h às 11h, com verificação de pressão, glicemia, orientação nutricional, com encaminhamento médico. Nos dias 22 e 23 de novembro, das 8h às 12h, serão encaminhados pacientes para os serviços do mutirão, no Hospital Geral de Fortaleza, que incluem fotocoagulação a laser, avaliação do: pé diabético, nutricional e avaliação com endocrinologista. No dia 23 de novembro, organizará uma campanha no Shopping Benfica, das 14h às 16h, com aferição de glicemia.
No dia 15 de novembro, às 9h, a Associação dos Diabéticos de Ourinhos fará uma campanha em prol da conscientização sobre diabetes, às 9h, na Praça do Seminário e na sede da própria Associação, localizada na Rua Amazonas, 1140, Vila Perino, Ourinhos. Estarão disponíveis os serviços de: aferição de pressão e de glicemia, consultas com endocrinologista por telemedicina, se necessário, avaliação de pé diabético e nutricional, auriculoterapia e recomendação sobre a realização de atividade física.
No dia 17 de novembro, o dia inteiro, a Associação dos Diabéticos de Tanguá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tanguá, haverá a 6ª Feira de Saúde, na Praça de Tanguá, no Rio de Janeiro. A iniciativa ofertará verificação de glicemia e da pressão arterial, verificação dos pés, educação em diabetes, além de ofertar vacinas para pessoas com diabetes, incluindo orientação jurídica e massoterapia e palestras sobre empreendedorismo e marketing.
No dia 23 de novembro, a Associação dos Diabéticos e Familiares de Petrolina fará das 8h, às 14h, uma campanha que inclui: testes de glicemia capilares, aferição de pressão, orientação em Stands com Nutricionista, Fisioterapeutas, Ligas Médicas, Psicólogas e Enfermeira, com o intuito de disseminar orientações gerais sobre diabetes. O evento será na Praça do Bairro São José. A iniciativa inclui atendimento médico com três endocrinologistas e exames com optometrista.
No dia 24 de novembro, alinhada com o tema da Federação Internacional de Diabetes, Diabetes e Bem Estar, a ADJ Birigui realiza a 12ª edição da Corrida contra o Diabetes. A largada será a partir das 7h, no Parque das Árvores, em Birigui. A iniciativa mobiliza uma média de 1.000 participantes de Birigui e toda região Noroeste Paulista. A ADJ mobilizará uma média de 150 pessoas, incluindo parceiros, prefeitura, secretários de trânsito, de saúde, de esportes, colaboradores da polícia militar e da polícia municipal e vários voluntários, para que o evento ocorra sem intercorrências. Nos dias 6, 7, 12 13, 14, 21 e 27 de novembro, a organização promove rodas de conversa com profissionais, que abrangem mitos e verdades sobre diabetes, diabetes e emoções, aplicação de insulina, atividade física, medicamentos e saúde bucal.
No dia 7 de dezembro, a ASPAD realizará a XI Caminhada do Dia Mundial do Diabetes. Terá sua concentração no Farol da Coroa do Meio, às 14h30, onde terá: pintura facial do círculo azul, o aquecimento físico, e informações sobre diabetes. Com a saída às 15h30, o trajeto será por toda a orla de Aracaju, terminando no estacionamento da Cinelândia. A ação inclui testes de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, massagem, distribuição de lanches e folders sobre diabetes. Esse ano é esperada a participação entre 7.000 e 8.000 pessoas.
Mais informações, acesse: www.vozesdoadvocacy.com.br
As ações têm patrocínio da: Abbvie, Dassette, Lilly, NovoNordisk, Proxima, Roche e Servier.
Referências :
*Federação Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/
**Federação internacional de Diabetes: https://profissional.diabetes.org.br/wp-content/uploads/2021/07/atlas_sbd_novo-2019.pdf
*** Ipsos Global Advisor de 2020
*****1. Mendes AVB. Acta Diabetl. 2010; 47(2):137-145; 2. CDC. Available at: http://www.cdc.gov/diabetes/statistics/comp/fig7_overweight.htm.
Sobre o Dia Mundial:
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.