Na prática: estudantes vivenciam cotidiano do Legislativo em sessão mirim
Por: Imprensa Álvares Machado
Alunos do Sesi destacam experiência adquirida na Câmara Mirim de Álvares Machado. Na prática: estudantes vivenciam cotidiano do Legislativo em sessão mirim
Com participação e dedicação intensa dos estudantes da Escola Sesi, foram retomados os trabalhos da Câmara Mirim de Álvares Machado. Para os alunos, a vivência por meio da realização de eleições, discussão de projetos e votação das propostas em plenário teve ‘grande peso’ na conscientização a respeito da política pública e dos direitos dos cidadãos.
A Câmara Mirim tem como objetivo fomentar a compreensão dos estudantes sobre o funcionamento do Legislativo. Durante o projeto desenvolvido pelo Legislativo Machadense, os alunos aprendem sobre elaboração de leis, o papel dos parlamentares e o processo democrático na discussão e votação de propostas.
O projeto retomado este ano pela 18ª Legislatura da Câmara Municipal busca incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade servindo como ferramenta na formação de cidadãos conscientes e participativos.
Para o aluno Arthur Servidoni, 17, o aprendizado estimula o interesse pela participação ativa na vida política do país. Ele foi o responsável em presidir a sessão mirim, na manhã dessa sexta-feira (14), no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira.
“Trazer as escolas para participar da Câmara Mirim e inserir a política na vidas dos jovens é muito importante. Eu nunca tinha participado de uma sessão plenária antes. Foi uma experiência nova e que me trouxe mais conhecimento sobre o mundo político”, pontua.
O plenário foi composto pelos alunos do ensino Fundamental e Médio, sendo eleitos em processo de votação realizado por meio de urna eletrônica durante ação na unidade escolar.
A vereadora mirim Bruna de Oliveira Lima, 15, – 1ª secretária da Mesa Diretora – comenta que o projeto a fez compreender mais sobre como as decisões são tomadas no município. “Eu acredito que a política está presente em praticamente tudo no cotidiano da população, pois é a partir dela que as decisões são tomadas no nosso município, garantindo a nossa qualidade de vida”, frisa.
Já a vice-presidente, Analice de Souza Ramos, 17, havia participado da Câmara Mirim antes da pandemia. Ela conta sobre as experiências somadas em dois anos de atuação como legisladora mirim.
“Participar novamente foi ótimo, já que agora eu compreendo a importância de conhecer o mundo político e entender que a política justa colocada em prática pode trazer inúmeros benefícios na vida dos cidadãos. Essa participação fará muita diferença na minha vida e nas minhas escolhas a partir de hoje”, relata.
O plenário foi formado ainda pela 2ª secretária, Mariane Ayumi Hirata Trindade, e vereadores mirins: Ana Clara Silveira Amaral, Daniela Silveira Amaral, João Vitor de Oliveira Chaves, Miguel Pontes Oliveira e Paula Aranda Boigues Tarifa Navarro.
Ao vivenciarem o processo legislativo e a dinâmica da vida política, os alunos se preparam melhor para o futuro, como cidadãos conscientes ou como novos líderes, segundo o professor de Geografia do Sesi, Alex Pecinato.
“Sempre mantemos essa parceria com a Câmara Mirim diante dos bons resultados alcançados desde a implantação do projeto pelo Legislativo”, fala.
Para o vereador Pedrinho do Coral (PSD), vice-presidente do Legislativo Machadense, a experiência proporcionada pela Câmara Mirim pode despertar vocações. “A gente precisa de cidadãos que desempenhem esse papel com competência, pois o nosso município ainda tem muitos problemas para ser resolvidos, além da necessidade de políticas para melhor qualidade de vida da população”, pontua.
Foto: Maria Clara Catuchi/AI Câmara