Natural de Santo Anastácio – SP, onde iniciou a sua carreira na Rádio Cultura, isso aos 17 anos. Aos 19 anos fez a sua estreia ao vivo na televisão no programa Revista, da TV Fronteira, afiliada da Rede Globo em Presidente Prudente – SP, onde permaneceu por sete anos. É formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Unoeste. Isa conta sobre fatos importantes na sua carreira.
Já mediou três debates com candidatos ao governo do Rio. Foi homenageada na Câmara Municipal como cidadã carioca, com duas comendas, recebeu a medalha “Pedro Ernesto”, principal homenagem da cidade às personalidades que mais se destacam no país.
Também recebeu a medalha Chiquinha Gonzaga, que tem o objetivo de homenagear personalidades femininas que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, no âmbito da União, Estados e Municípios. É casada com Tchelo Rios, com quem tem um filho com 10 anos.
Revista Destaque: Da menina do interior paulista para a cidade maravilhosa (Rio de Janeiro), onde alcançou o sucesso de hoje, você sonhou um dia chegar nesse ápice?
Isabele Benito: Acho que sonhar a gente sempre sonhou, imaginar que isso fosse ser possível na cidade que é a vitrine do Brasil, ai, eu acho que não tinha pensado, mas sempre almejei, é claro que um dia de cada vez, a cada conquista e desde que pisei no Rio eu sempre soube que essa terra era, como dizem no meu programa de rádio, alma carioca, eu sempre me senti assim, sonho ainda em muitas conquistas, mas imaginar todos esses sucessos que conquistei na minha profissão aqui às vezes eu paro e penso e é muito surpreendente mesmo, mas nunca me esqueço de cada passo, cada tijolinho, não foi fácil construir toda essa história, deu trabalho e muito trabalho no qual tenho muito orgulho.
Revista Destaque: Em outra etapa você veio atuar na TV Fronteira, afiliada Rede Globo em Presidente Prudente, qual foi o seu maior aprendizado?
Isabele Benito: Olha eu acho que a TV Fronteira não é só um aprendizado, ela foi um grande marco, é a minha grande escola de televisão, foi lá que eu aprendi mesmo, eu passei por todas as funções que se tem em uma televisão e colabora muito para o meu trabalho de hoje, tendo noção desde edição de imagem, produção, parte técnica, apresentação e reportagem, então a TV Fronteira é a minha base e tenho muito carinho por todos os anos e principalmente muita gratidão porque aprendi a fazer televisão lá dentro.
Revista Destaque: Após sete anos você atuou como setorista da Bolsa de Valores de São Paulo pelo canal Rural, RBS, também do grupo Globo, na BM&F Bovespa, para você foi um desafio?
Isabele Benito: Ah… Eu me lembro como se fosse hoje, um grande desafio né, porque eu saio da editoria geral de fazer reportagem para algo muito específico e principalmente de um público muito exigente. Foi um período de muito estudo, reinvenção e um aprendizado muito grande que eu adorei, virei setorista de economia, coisas que aprendi na época, estudei muito para fazer diariamente dentro da Bolsa, porque é um mercado muito exigente da informação e ouvindo muitos especialistas, foi um momento de maior estudo na vida para dar conta para ser setorista dentro de uma das maiores Bolsas da América Latina e dentro da BMF Bovespa que era ainda com pregão ao vivo, isso foi um desafio mesmo.
Revista Destaque: De 2008 até 2012 você foi repórter do SBT no Rio de Janeiro, esse período o que acrescentou em sua carreira?
Isabele Benito: Esse é um período incrível e mais intenso da minha carreira, fui repórter policial dentro de um programa no Rio de Janeiro, dá para ter noção do que é isso né… Eu fazia praticamente só operações policiais mesmo antes de qualquer pacificação, eu conheço todas as comunidades cariocas e confrontos que aconteceram e os problemas que existem dentro dessas comunidades das favelas, já passei por várias situações nesse período e isso me fez conhecer muito o que há de melhor no Rio de Janeiro que é o carioca. Saber ouvir o que ele precisa, as necessidades e isso me acrescenta até hoje. Conheço muito mais o Rio do que a cidade em que eu nasci e conheço o Rio por meio do povo e suas histórias, sabendo das necessidades e sabendo o quanto são resilientes, maravilhosos é o que faz do Rio de Janeiro além das suas belezas naturais por si só, ela se torna uma cidade incrível por conta do povo carioca. Foi ouvindo as pessoas e estar no fato jornalisticamente que aprendi a conhecer o Rio com a palma da minha mão.
Revista Destaque: Em janeiro de 2013 você assumiu o comando do Jornal SBT Rio, ficando conhecida pelo bordão “É dedo na cara”, como você apontava irregularidades, injustiças ou criticava pessoas, ganhou alguns inimigos?
Isabele Benito: Eu sou jornalista e estou ai para incomodar e mostrar, inimigos eu não diria, eu acho que é meu trabalho mostrar as irregularidades e quando a gente fala de uma cidade como o Rio de Janeiro, faltam dedos para apontar e eu faço isso, sou uma jornalista combativa, dou opinião, eu não apenas apresento uma reportagem. O SBT Rio tem a segunda maior audiência do estado, talvez eu incomode algumas pessoas e isso quer dizer que faço o meu trabalho muito bem feito porque esse é o jornalismo, cobrar, fiscalizar e dar voz ao povo. Esse é o meu papel principalmente no jornalismo que eu faço e que eu consigo dar minha assinatura seja com o bordão “Dedo na Cara”, com as minhas opiniões, coragem de falar. Se a palavra é INCOMODAR a gente gosta de incomodar bastante.
Revista Destaque: Atualmente você enfrenta uma verdadeira maratona, Super Rádio Tupi do Rio, assina uma coluna no jornal O Dia, e em março de 2022 se tornou comunicadora da Rádio Nova Brasil FM e também integra o time de apresentadores do Fofocalizando no SBT para todo o Brasil, como dar conta de tudo isso? Você seria a “Mulher Maravilha” da comunicação
Isabele Benito: Mulher Maravilha não… {risos}, mas uma “Maratonista da Comunicação” com certeza, quem acompanha meu dia a dia sabe. Ele começa bem cedo, tenho várias plataformas, por isso hoje não é só jornalista ou apresentadora, é mais fácil me chamar de comunicadora mesmo. Tenho muito orgulho, logo cedo faço um programa mais leve, depois vem meu programa na Rádio Tupi que tem a minha personalidade e entretenimento, que tem a cobrança e que leva o meu nome. O meu relacionamento sério SBT Rio que são duas horas e agora fazendo parte do Fofocalizando é muito gratificante, é um bate papo. E vem muita coisa por ai viu… Tenho um estúdio, uma produtora, agora vamos vir com um Podcast, com entrevistas, é isso, sou uma maratonista da comunicação. Tenho a minha coluna e uma equipe que trabalha comigo faz muito tempo e que me ajudam a ser essa delícia que está dando certo. Então se for para dar nome seria uma “Atleta da Comunicação” e que estou tentando manter a forma.
Revista Destaque: Com a correria do dia a dia você encontra tempo para praticar algum hobby e interagir com a família?
Isabele Benito: Graças a minha equipe eu tenho tempo, e a prioridade é a qualidade de vida e a maternidade. Meu hobby é a minha família. Me organizo muito para estar na porta da escola do meu filho, para ir no futebol, para fazer academia e para o jantar. As pessoas tendem a fazer essa cobrança para a mulher, nunca ninguém pergunta para o homem bem sucedido como ele faz para cuidar da família dele, e ele também tem que cuidar. Isso é uma pergunta que sempre fazem para as mulheres, mas eu respondo muito bem, com a organização de tempo a gente consegue fazer o que mais gosta que é ser mãe, interagir com a família e mostrar ao meu filho o legado de que o trabalho é ser feliz com que a gente gosta de fazer e estabelecer laços fortes. Claro que a dica é… Acorde sempre muito muito cedo para dar muito certo. Se atrasar 10 minutos no relógio ai dá tudo errado