Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Oeste Paulista: Biometano e novas oportunidades
O biometano como fonte de energia limpa e renovável foi o tema central do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Oeste Paulista, que aconteceu hoje (23/08) em Presidente Prudente/SP. O evento reuniu especialistas, autoridades, empresários e estudantes para discutir as tendências e as oportunidades desse setor que pode impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento regional.
O Fórum foi realizado pela União das Entidades de Presidente Prudente e Região (UEPP), pela Cocal Energia Renovável e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, do Deputado Estadual Mauro Bragato, da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Presidente Prudente, do Sicredi Rio-Paraná PR/SP, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), do Lidera – Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – Business Professional Women (BPW).
O Fórum contou com a participação de 10 renomados especialistas que apresentaram as suas experiências e conhecimentos em seis painéis temáticos. Os painéis abordaram os seguintes assuntos:
Potencial de produção de biometano no Brasil: nesse painel, foram apresentados os dados sobre a disponibilidade e a viabilidade técnica e econômica da produção de biometano no país, considerando as diferentes fontes de matéria-prima, como resíduos agropecuários, urbanos e industriais.
Possibilidades de aplicações e aproveitamento do biometano: nesse painel, foram mostrados os diversos usos possíveis do biometano, como combustível veicular, geração distribuída de energia elétrica, cogeração de energia térmica e injeção na rede de gás natural.
Substituição dos combustíveis fósseis pelo biometano: nesse painel, foram discutidos os benefícios ambientais e sociais da substituição dos combustíveis fósseis pelo biometano, como a redução das emissões de gases de efeito estufa, a melhoria da qualidade do ar e da saúde pública, a geração de emprego e renda e a inclusão social.
Diversificação das atividades econômicas com o biometano: nesse painel, foram expostos os casos de sucesso de empresas que diversificaram as suas atividades econômicas com o biometano, agregando valor aos seus produtos ou serviços, aumentando a sua competitividade e criando novos mercados.
ESG das empresas com o biometano: nesse painel, foram analisados os impactos positivos do biometano nos critérios ESG (Environmental, Social and Governance) das empresas, que são cada vez mais valorizados pelos investidores e consumidores conscientes. O biometano contribui para a preservação ambiental, para o desenvolvimento social e para a governança corporativa das empresas que o produzem ou utilizam.
Melhores formas de negócios e financiamentos para o biometano: nesse painel, foram apresentadas as melhores formas de negócios e financiamentos para o biometano, considerando os aspectos legais, regulatórios, tributários e de mercado. Foram destacadas as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento do setor no Brasil.
O Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Oeste Paulista foi uma iniciativa pioneira e inovadora na região, que visa fomentar o debate e a difusão do conhecimento sobre o biometano e suas potencialidades. O evento também teve o objetivo de estimular a formação de parcerias e de redes de cooperação entre os diversos atores envolvidos no setor, como produtores, consumidores, fornecedores, pesquisadores, educadores, gestores públicos e privados, entre outros.
O biometano é uma fonte de energia limpa e renovável que pode trazer inúmeros benefícios para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade. O Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Oeste Paulista foi uma oportunidade única para conhecer mais sobre esse tema e se preparar para o futuro.
Crédito Fotos: Elaine Del Bianchi