Dobra o número de noivas com mais de 50 anos na última década
Está se achando velha demais para casar? Saiba que o número dos casamentos de mulheres com menos de 24 anos diminuíram e os de mulheres com mais de 50 anos cresceram nos últimos 10 anos é o que aponta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número de mulheres com mais de 50 anos que se casaram formalmente quase dobrou, elas equivaliam a 3,3% das noivas. Dez anos depois, correspondem a 5,9%. “A pesquisa, baseada nos registros civis, mostra também que a brasileira está subindo ao altar mais tarde, com aumento de casamentos entre os 25 e os 34 anos e queda no número de noivas abaixo dos 24.”
Estatisticamente, cada vez mais as mulheres postergam esse momento (casamento), por priorizarem o estudo ou o profissional, sendo esses números também relevantes entre os homens. Os dados demonstram uma maior incidência de indivíduos a priorizarem os projetos pessoais, antes de subirem ao altar e como geralmente já têm a experiência de outros relacionamentos, eles sabem muito bem como agir para um casamento dar certo, ser duradouro e não repetir os erros do passado.
A especialista em relacionamentos, Presidente de Organização Social e Matchmaker, Claudya Toledo, que atualmente realiza o mesmo trabalho de unir casais, mas de forma social, onde presta serviços às comunidades, explica que a condição física, o aumento da qualidade de vida, são fatores determinantes e homens e mulheres começam a perceber que podem ser felizes, independente da idade.
Segundo a matchmaker, nesta faixa etária, o autoconhecimento permite que tenhamos uma clareza maior sobre nossos objetivos e sobre o quanto estamos dispostos a dividir e flexibilizar o nosso espaço com outra pessoa, e o mais importante, sem o desejo de ter filhos ou de um relacionamento perfeito. A disponibilidade de tempo e os anseios em comum aos 50 anos possibilitam que ambos desfrutem de uma companhia agradável, sem as cobranças de se constituir uma família, o que torna tudo mais leve.
Quando uma mulher tem 50 anos ou mais, não cria um personagem para agradar, porque não tem medo de não ser aceita, ela já sabe o que deseja, diferente da juventude. Até sexualmente, a mulher conhece mais o seu corpo e o que lhe dá prazer, o que a torna mais segura dentro de uma relação, conclui a especialista.
Fonte: Luciana Masson – Assessoria de Imprensa – Foto Divulgação Cedida