Como a suplementação nutricional determina sua saúde
Por: Dr. Belmiro d’Arce
SUBSTÂNCIAS NUTRICIONAIS são matéria-prima que o organismo precisa para funcionar bem, ser resistente, viver sadio e longamente. Sua falta contribui para baixa imunidade, doenças inflamatórias, infecciosas, degenerativas, autoimunes, alérgicas, parasitárias, digestivas, hormonais, desnutrição, obesidade, envelhecimento precoce, enfim, podem comprometer todo o organismo. Assim, déficit de nutrientes é uma causa básica responsável pela elevada incidência de doença.https://abre.ai/revistadestaquenews202saude
A SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL consiste em repor micronutrientes (minerais e vitaminas) e macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos saudáveis), constituintes das substâncias mais complexas, hormônios, enzimas, anticorpos, neurotransmissores, cromossomos, genes, DNA e das estruturas das células, tecidos, órgãos e sistemas de todo organismo.
OS NUTRIENTES MAIS IMPORTANTES para suplementação são aqueles em déficit no paciente. Alguns precisam de atenção especial:
- Vitamina D, essencial até para os genes, encontra-se muito baixa na maioria das pessoas;
- Vitaminas B12 e demais do complexo B;
- Minerais, Magnésio e Zinco que são essenciais aos sistemas cárdio circulatório e imunológico.
- Proteínas e Aminoácidos para idosos em sarcopenia (perdas de massa e funções muscular e esquelética);
- Ômega 3 para cognição, processos mentais e psiquiátricos, depressão, funções: cardiovascular, articular, imunológica e anti-inflamatória;
- Creatina para prevenção e tratamento da sarcopenia, doenças degenerativas, benefícios cerebrais, cognitivo, muscular e ósseo.
COM A SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL SÃO FEITOS:
- Eliminação de toxinas;
- Correção de erros alimentares – principalmente o uso excessivo de carboidrato;
- Uso de antioxidantes e combate aos radicais livres – autofagia, um processo natural de autolimpeza do organismo (Prêmio Nobel de Medicina ao biólogo japonês Yoshinori Ohssumi, 2016).
A EFICIÊNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO fica evidenciada pela eliminação de sintomas e doenças (sem resolução ao longo de meses e anos), e pelos níveis ideais das substâncias mostrados nos exames laboratoriais. Os valores de referência registrados nos resultados de exames não são necessariamente o ideal. Exemplos: o valor de referência da vitamina B12 é entre 187 e 883 pg/ml, mas o ideal é entre 1000 e 1200 pg/ml; a vitamina D tem valor de referência entre 30 e 60 ng/ml, mas o ideal é ser mantida entre 80 e 120 ng/ml; o zinco, entre 70 e 120 mcg/ml, mas o ideal é acima de 100 mcg/ml.
PROCURE UM MÉDICO para diagnosticar e tratar os déficits de substâncias nutricionais que estejam fragilizando seu organismo, com as doses adequadas para mantê-las no nível sanguíneos ideais. Muitas doenças seguirão sem solução, piorando, apesar dos tratamentos, enquanto a deficiência de substâncias nutricionais não for corrigida.
SUA DETERMINAÇÃO E O PODER DE DEUS são o caminho para voc~e fazer sua parte, mudar o que for preciso e conquistar sua saúde. Um grande abraço. Deus lhe abençoe.
Dr. Belmiro d’Arce – Médico pediatra e homeopata CRM.SP 21 belmirodarce@gmail.com