Brasil é retratado pela designer Angela McKay no cartaz criado para o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2023
Para celebrar o 8º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, a illycaffè retoma o seu projeto criativo especial que combina arte e cultura do café, convidando nove ilustradores internacionais para criar um cartaz e dar identidade visual e artística a cada um dos nove países finalistas do prêmio. Através desta iniciativa, a illycaffè pretende utilizar a linguagem, o imaginário e a paleta de cores alegres dos ilustradores escolhidos para transmitir um dos elementos fundamentais da sua cultura corporativa e sua ética: o legado de valores que também está presente no universo dos países produtores de café. Brasil, Costa Rica, Etiópia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda são os nove países finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2023, nomeado em homenagem ao líder visionário da illycaffè, filho do fundador da empresa e pioneiro na colaboração virtuosa com os produtores para produzir café sustentável de alta qualidade. Através deste projeto, os nove países são também as rotas de uma viagem artística para descobrir as suas cores e atmosferas locais. Cada um dos nove artistas, com o seu próprio estilo, criou um cartaz que representa as cores do país que lhe foi atribuído e que evoca o aroma do seu café. Através de seus alegres e multicoloridos desenhos, a renomada designer Angela McKay foi escolhida para dar vida aos rostos e costumes do Brasil. A Costa Rica foi atribuída à dupla criativa ZEBU, de Berlim, ilustradores, pintores e serigrafistas, enquanto as linhas simples e geométricas da ilustradora suíça Alice Hoffman traçam um retrato da Etiópia. A Nicarágua, terra de lagos e vulcões, é retratada pelas cores arrojadas e contrastantes da artista Marina Ester Castaldo. A atmosfera mágica da Índia é representada pela ilustradora americana Abbey Lossing através de um emaranhado de motivos e figuras unidos por uma energia lúdica, que volta a surgir na homenagem de Liv Lee a El Salvador, com as suas representações extravagantes de plantas, flores e frutos. As paisagens evocativas de Ruanda, a terra das mil colinas, ganham vida através das cores arrojadas e das pinceladas vibrantes do ilustrador Fabian Lavater, enquanto as linhas emblemáticas, minimalistas e coloridas da ilustradora Miranda Sofroniou retratam a Guatemala. Por último, o artista Alexander Khabbazi nos transporta a uma viagem para descobrir Honduras, o paraíso intocado da América Central. A partir do dia 13 de novembro, os nove cartazes que buscam capturar a essência dos nove finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2023 serão publicados nas redes sociais da illycaffè, revelando como diferentes atmosferas, culturas e sabores podem ser interpretados e celebrados através da arte e da beleza. Artistas e Países:1. Zebu / Costa Rica (@z_e_b_u)2. Alice Hoffman / Ethiopia(@bureau_alice)3. Marina Ester Castaldo/ Nicaragua (@marinaestercastaldo)4. Angela McKay /Brasil (@ohkiistudio)5. Abbey Lossing/ India(@abbey_lossing)6. Liv Lee / El Salvador (@liv.leeee)7. Miranda Sofroniou / Guatemala (@miranda_illustration)8. Fabien Lavater / Rwanda (@lavater_art)9. Alex Khabbazi/ Honduras(@kbar.design) |
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em 2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios de 567,7 milhões de euros. A rede de cafés illy de marca própria tem 190 pontos de venda em 34 países. |
Fonte: Larissa Takahashi – ADS Comunicação