Mudanças Globais e Economia: Um Olhar para 2025
As mudanças globais e a economia para 2025 serão profundamente influenciadas por avanços tecnológicos, políticas de sustentabilidade e transformações sociais. A transição para energias renováveis, o impacto da Inteligência Artificial (IA) e da automação e a digitalização acelerada criarão oportunidades e desafios. Os relacionamentos serão moldados por tecnologias emergentes que facilitam conexões mais autênticas, enquanto a economia se tornará mais digital e sustentável.
A transição para uma economia de baixo carbono será uma das mudanças mais significativas, onde a adoção de energias renováveis, como solar e eólica, continuará a crescer. A capacidade de geração de energia solar e eólica deverá aumentar significativamente, impulsionada por inovações tecnológicas e redução nos custos de produção. Políticas governamentais mais rigorosas, como a adoção de impostos sobre carbono e subsídios para tecnologias limpas, impulsionarão a descarbonização de setores industriais.
A Inteligência Artificial (IA) e a automação continuarão a transformar diversos setores, entre eles saúde, transporte e o trabalho em si. Avanços em IA melhorarão diagnósticos médicos, tratamentos personalizados e gestão hospitalar, resultando em melhor atendimento ao paciente. Veículos autônomos se tornarão mais comuns, com melhorias em segurança e eficiência no transporte de pessoas e mercadorias. A automação de tarefas repetitivas no ambiente de trabalho aumentará, permitindo que os trabalhadores se concentrem em atividades mais complexas e criativas.
Já a digitalização acelerada afetará todos os setores econômicos: o comércio eletrônico continuará a crescer, com melhorias na logística e no atendimento ao cliente. Tecnologias como drones e veículos autônomos otimizarão a entrega de produtos.As fintechs (empresas que usam a tecnologia a favor do mercado financeiro) ganharão mais espaço, oferecendo serviços financeiros inovadores e acessíveis, como bancos digitais, pagamentos instantâneos e investimentos automatizados.
Boa parte do que foi descrito já está acontecendo e a possibilidade de que tais mudanças se intensifiquem em 2025 é grande. Adaptar-se a essas mudanças será crucial para que indivíduos, empresas e governos tenham um futuro próspero e inclusivo.
Fonte: Gilson Polidorio, formado em Administração, Mestre pela FGV/SP, Professor de Graduação e Pós-Graduação, consultor em Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico