Turismo cirúrgico tem Brasil como circuito, lotando clínicas estéticas
O Brasil está entre os países mais desejados do mundo no setor de cirurgias plásticas. Anualmente, milhares de pessoas desembarcam em terras brasileiras com o intuito de realizar algum procedimento estético, movimentando um mercado que fatura cerca de US$ 87,5 bilhões por ano. Os números são da Patients Beyond Borders, revista especializada em turismo cirúrgico.
A publicação revela que cada paciente estrangeiro gasta no país em média US$ 3,4 mil, já contando procedimento, hospedagem, transporte e alimentação. Segundo o cirurgião-plástico Felipe Villaça, que atua em Belo Horizonte e cuja clínica recebe parte desses turistas, o valor ainda representa uma economia para quem procura pela excelência do mercado no Brasil.
“É um roteiro que vale a pena para quem quer fazer uma mudança estética, porque os procedimentos aqui custam entre 20% e 30% menos do que cobram mercados badalados, como da Europa e dos Estados Unidos. O segredo é manter o mesmo rigor, a mesma qualidade dos estabelecimentos que são referência lá fora”, explica o profissional.
Por isso, ele chama a atenção para a necessidade de os consultórios brasileiros adotarem atendimentos de excelência, que deem celeridade aos procedimentos. Outro ponto que Felipe Villaça considera importante é a infraestrutura completa que as clínicas daqui devem preparar para esses pacientes.
“Basicamente, cada profissional de cirurgia plástica deve se perguntar o que leva um paciente estrangeiro a viajar milhares de quilômetros para fazer um procedimento estético que talvez ele encontre lá, na esquina da casa dele. Há uma razão, e não necessariamente significa que lá é uma clínica pouco conceituada. É que o mercado brasileiro oferece condições tão boas a preços bem melhores”, sustenta o cirurgião-plástico.
Além do atendimento inicial, Villaça aponta que as clínicas devem investir em aperfeiçoamento profissional, infraestrutura e ambiente. Ele orienta que o local seja exatamente adequado à qualidade vista nos maiores centros mundiais do mercado de estética.
“Este é um jogo em que o empate é favorável aos profissionais brasileiros. Se conseguirmos oferecer um serviço completo com excelência, aliando todos esses aspectos a um preço bem competitivo, não há dúvidas de que eles vão preferir desembarcar aqui. Temos um toque brasileiro que faz toda a diferença. Estamos à frente quando o assunto é cirurgia estética”, pontua.
Fonte: Depto. de Jornalismo – Naves Coelho Comunicação – Foto Divulgação Cedida