Um brinde à dança!
Presidente Prudente é mais do que um polo econômico; é um centro vibrante de cultura e arte. E dentro deste cenário efervescente, a dança assume um papel de destaque, elevando o nome da nossa cidade para além das fronteiras nacionais, alcançando palcos em países como Argentina, Canadá, estados Unidos, Espanha, Alemanha, entre outros. Por meio de festivais de dança sediados aqui, Presidente Prudente se consolida como um grande polo de formação em dança, não apenas para o palco, mas para todas as áreas relacionadas. Como sede do “Projeto Cia Estável Promodança”, nossa cidade garante o título de Capital da Dança do Oeste Paulista.
Com base sólidas firmadas, é com imenso orgulho que apresentamos o Balé da Cidade de Presidente Prudente, um Projeto do Instituto Cultural Promodança em colaboração com a Associação Procam, com o apoio das escolas profissionais de dança locais e da região. O objetivo é celebrar a arte da dança e promover o talento local, associados ao renomado Balé da Cidade de Suzano e comprometidos em elevar, ainda mais, o prestígio da dança na comunidade prudentina.
Cecilia Kerche, grande diva do balé clássico brasileiro, atualmente residente em Presidente Prudente, destaca:
“Somos um país muito profícuo de talentos para a dança, porém formamos bailarinos, mas não são para os nossos palcos, pois faltam grupos e companhias profissionais para absorverem esses excelentes bailarinos, que muito rapidamente ocupam fileiras de Corpos de Baile no exterior. Por isso a importância de cdada cidade ter, ao menos, um grupo semi profissional para iniciar estes jovens bailarinos numa atividade profissionalizante, e assim também proporcionar, á sociedade, a possibilidade de entretenimento através da arte do ballett”.
Cecilia Kerche – Madrinha: Ingressou no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sendo rapidamente promovida a Primeira Bailarina da companhia. Em virtude de suas inúmeras apresentações no Brasil e no exterior:
- nomeada Embaixatriz da Dança pelo Conselho Brasileiro da Dança (Unesco);
- condecorada pelo governo brasileiro, em 2022, com o título de ‘Cavaleiro da Ordem de Rio Branco’ por sua contribuição artística ao país.
Por mais de trinta anos de carreira, dançou em prestigiosas companhias, festivais e galas Internacionais de dança em quatro continentes. Membro de banca avaliadoras de renomados concursos internacionais , incluindo Benois de la Danse. Atualmente dá seguimento a sua carreira artística ministrando aulas, consultorias artísticas, palestras e workshops.
Pedro Kraszcuzuk – Padrinho
Professor laureado pelo Conselho Brasileiro da Dança por sua grande contribuição ao Ballet clássico do Brasil. Formou e trabalhou com bailarinos que hoje compõem as melhores companhias da Europa, como Sttutgart Ballet, Ballet de Berlim, English National Ballet, assim como Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e San Francisco Ballet. Professir convidado do Ballet do Teatro Colon e Ballet de La Plata, ministrou aulas para estas companhias mais importantes da Argentina, como também, professor convidado do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e São Paulo Cia de Dança. Além de sua contribuição para o Ballet brasileiro como bailarino e professor, vem se dedicando há mais de 50 anos à confecção de sapatilhas para dança, oferecendo aos alunos e bailarinos semi- profissionais e profissionais, sapatilhas que sejam um instrumento de precisão e qualidade para os estudos e apresentações.
Fotos: Elaine Del Bianchi. Organizadoresa: Berthy Eventos – Oswaldo e Kirino Berthy. Apresentação: Iury Estevam Greghi