Como construir uma marca forte
Por: Cesar Galindo
Acredito que nenhum de nós tenha dúvidas de que a longevidade e a solidez de uma empresa estejam diretamente relacionadas à credibilidade que a mesma transmite ao mercado.
Em um cenário em que a qualidade dos produtos e os preços estão tão alinhados, não é o que você vende, mas sim o que você faz com a mente dos clientes, que fará com que eles decidam comprar ou não da sua empresa.
- Você já parou para se perguntar o que vem à mente do seu cliente quando ele pensa na sua empresa?
- Você está atento aos diferenciais que podem fazer a sua empresa cada vez mais competitiva?
Procure pensar em como se diferenciar, como criar “benefícios únicos”, ou seja, fazer o que os seus concorrentes não fazem. Pode ser a qualidade do atendimento, a pontualidade na entrega, a responsabilidade com o mercado, enfim, o sucesso de uma empresa está na soma dos detalhes positivos que a constituem. É muito importante o gestor da empresa envolver toda a equipe no processo da construção de uma marca forte.
- Está bem claro nas mentes dos seus colaboradores qual o propósito da empresa?
- Eles entendem qual o papel de cada um para que a empresa seja consistente e bem vista pelo mercado?
Na maioria das vezes, os funcionários não sabem e não entendem o motivo pelo qual a empresa existe; isso causa um distanciamento muito grande deles com a missão e os valores da organização. Lembre-se sempre de que o contato que os clientes têm com a empresa chama-se “experiência”, e essa experiência precisa ser forte, agradável e marcante, para que eles queiram comprar com você, voltar a comprar e ainda indicar sua empresa.
Qual experiência a sua empresa tem proporcionado aos clientes? Stephen King certa vez escreveu: “Um produto é algo feito em fábricas; uma marca é algo que é comprado pelo consumidor. Um produto pode ser copiado por um concorrente; uma marca é única. Um produto pode ficar rapidamente obsoleto; uma marca de sucesso é eterna”.
Portanto, procure perpetuar a marca da sua empresa com diferenciais que a valorizem cada vez mais.
Reflita sobre isso!