"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Unoeste e prefeitura realizam Mutirão de Saúde da Mulher no sábado
Ação busca atender e orientar funcionárias da universidade e moradoras de Presidente Prudente sobre o câncer de mama

Publicado em 06/10/2021
compartilhe esta notícia:

Unoeste

 Rosa é a cor que predomina o mês de outubro! E é sempre válido destacar a importância desse símbolo. A campanha Outubro Rosa ressalta a necessidade da prevenção ao câncer de mama, no sentido de que a chance de cura com diagnóstico precoce é maior. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2020, mais de 2,3 milhões de pessoas no mundo descobriram essa doença. Esse tumor representa cerca de 24,5% dos casos de câncer em mulheres. No intuito de contribuir com a sociedade e auxiliar na prevenção, a Unoeste em parceria com a prefeitura realizam, no próximo sábado (9), o Mutirão Saúde da Mulher. As atividades serão no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, da universidade, com atendimentos e orientações para as funcionárias da Unoeste e moradoras de Presidente Prudente.

A ideia central das ações do Outubro Rosa é, basicamente, alertar as mulheres sobre os cuidados que devem ser tomados. Para o médico e professor da Unoeste, o mastologista Dr. Fernando Valejo, este mês significa prevenção. “É um mês para as mulheres entenderem a importância da prevenção a esse tipo de câncer, pois ela permite o diagnóstico mais precoce e pacientes diagnosticadas mais cedo, tem mais chances de um tratamento conservador e de cura. Esse é o principal meio de combate aos sintomas dessa doença que mais atinge as mulheres”, explica.

Conforme o mastologista, é essencial que a mulher saiba realizar o autoexame, mas isto não anula a necessidade do exame de mamografia. “Todas elas, acima dos 40 anos, devem realizar anualmente esse procedimento e pedir para que o seu médico faça a avaliação do resultado. É preciso entender que a mamografia é o único exame capaz e comprovadamente eficaz na prevenção do câncer de mama”, finaliza o médico, explicando que o exame pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou por convênios médicos.

Alerta e Prevenção!

Em uma estimativa do Inca, no Brasil existe a possibilidade de 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021. Os principais sintomas são: nódulo fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos, ou também pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Outros dados ainda divulgados pelo instituto mostram que cerca de 13% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com mudanças nos hábitos. Para diminuir esse índice, a campanha Outubro Rosa 2021 apresenta alguns pontos de prevenção:

- Pratique atividade física;

- Mantenha o peso corporal;

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

- Não fume;

- Para as mamães: amamentar seu bebê é um dos fatores de proteção.

Mutirão

No próximo sábado, das 8h às 16h, A Unoeste e prefeitura oferecerão atendimentos e orientações às funcionárias e moradoras de Presidente Prudente no Ambulatório Médico da universidade, que fica ao lado do Hospital Regional (HR). Na ação, serão realizados exames de Papanicolau, consultas gratuitas com ginecologistas e limpeza de pele, além de orientações de cuidados femininos. Para participar, basta comparecer ao local.


Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste - (Foto: Ector Gervasoni)

<< voltar