A região de Presidente Prudente foi rebaixada para a fase vermelha do Plano São Paulo nesta terça-feira (22). O motivo, segundo o governo do Estado de São Paulo, foi o índice de 83,1% de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o tratamento de pacientes com Covid-19.
Desde o mês de setembro Prudente estava na faixa amarela, foi a única rebaixada para a etapa vermelha, que é as que impõe maiores restrições ao funcionamento de atividades econômicas. Todas as outras 16 regiões do Estado foram mantidas na fase amarela.
De acordo com o governo, nenhum Departamento Regional de Saúde (DRS) será classificado na fase verde, que estipula mais liberações durante o mês de janeiro de 2021.
Segundo anunciado feito no Palácio dos Bandeirantes, serão adotadas medidas restritivas específicas, válidas para todo o Estado, nos períodos entre 25 a 27 de dezembro de 2020 e entre 1º a 3 de janeiro de 2021.
Durante estes dois períodos, apenas serviços considerados essenciais poderão funcionar em todo o Estado de São Paulo em meio às festas do Natal e Réveillon.
A próxima classificação do Plano São Paulo será realizada no dia 07 de janeiro de 2021.
Ao Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente pertencem as seguintes cidades do Oeste Paulista: