"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

10 dicas para não passar aperto no início de 2020
Sicredi elaborou a lista para te ajudar a começar o ano com o pé direito

Publicado em 07/01/2020
compartilhe esta notícia:

10

 Nos últimos dias do ano as pessoas aproveitam para fazer uma análise de como foi 2019. E uma das promessas de todo ano é controlar as finanças. Mas, sai ano e entra ano e a boa a velha planilha de contas sempre é esquecida no meio do caminho.

 

Pensando nisso, a Sicredi Rio Paraná PR/SP elaborou uma lista para te ajudar a começar 2020 com o pé direito.

 

Vamos lá:

Dica 1 Saber o quanto ganha e gasta

Muita gente nem vê o dinheiro caindo na conta. Ter em mente (e no papel) o quanto se ganha e quanto gasta mensalmente ajuda bastante a evitar novas dívidas.

 

Dica 2 Fazer uma planilha

Colocar no papel ou num app seus gastos mensais (e diários) ajuda (e muito) na hora de visualizar onde seu dinheiro está indo.

 

Dica 3 Aprender a poupa e tornar um hábito

Muita gente deixa para guardar o dinheiro que sobra (e quase nunca sobra, já que dinheiro na mão é vendaval). Então, separe o valor da Poupança como uma conta ou então deixe a poupança programada.

 

Dica 4 Guardar parte do salário para possíveis emergências

Se o carro quebrar ou ficar doente, é gasto na certa. E para não se endividar, é importante ter uma reserva para essas emergências (e não estamos falando da poupança, hein!)

 

Dica 5 Priorizar as contas fixas

Tem contas que não dá para escapar, como água, luz, aluguel (ou prestação da casa). Então, como essas contas são fixas e todo mês estão lá, vamos dar prioridade a elas.

 

Dica 6 Mude hábitos de consumo

Claro que comprar uma roupa nova é muito bom. Mas, para alcançar o que queremos termos que nos privar de algumas coisas, não é mesmo? Então, ao invés de comprar algo novo, que tal reformar? É uma forma de atuar com a criatividade e quem sabe descobrir um novo hobby.

 

Dica 7 Comprar sempre à vista

No início do ano não tem jeito, temos mais contas. Então, para garantir aquele descontinho, pagar à vista é uma ótima alternativa. E ainda nos livra das parcelas.

 

Dica 8 Defina metas e prazos

Basta saber o que se quer, quando se quer, para poder planejar como vai chegar lá. Simples assim.

 

Dica 9 Conte com a família

Para ter um resultado melhor, é importante que todos se unam, pois não adianta você economizar e alguém da família gastar (isso quando falamos de orçamento familiar).

 

Dica 10 Busque ajuda para alcançar seu objetivo

Conte com seu gerente de conta para obter melhores resultados. Orientações são sempre bem-vindas para alcançar seu objetivo.


Fonte: Carolina Mussolini Celestino de Oliveira Assessora de Comunicação e Marketing

<< voltar