"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Sexta do Samba convida público a dançar no Sesc Thermas
Shows acontecem de 10 a 31 de janeiro, sextas, e conta com distribuição de ingressos gratuitos a partir das 9h do dia de cada show.

Publicado em 06/01/2020
compartilhe esta notícia:

Sexta

 Em janeiro, as sextas-feiras são de celebração ao samba no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Com shows gratuitos na Área de Convivência, o público revive clássicos interpretados por grupos de samba, que resgatam o valor histórico-cultural do ritmo no Sexta do Samba. A distribuição de ingressos acontece a partir das 9h do dia de cada apresentação.

Pagode, canção, enredo, exaltação, de roda ou gafieira, as vertentes do samba são muitas, mas sua origem está enraizada no contexto afro-brasileiro, nascido dos batuques dos africanos escravizados.

No Rio de Janeiro, cujas Matrizes do Samba (partido alto, samba de terreiro e samba enredo) são inscritas no Livro de Registro de Formas de Expressão, desde 2007, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o ritmo é caraterizado pela performance coletiva, pelo improviso e pelos aspectos sociais de onde emerge.

Noites de samba no pé

Diante disso, o Sesc Thermas promove a celebração deste marco da cultura popular brasileira com o anual Sexta do Samba. Para abrir o mês musical, a cantora prudentina Adriana Cavalcanti propõe uma viagem ao universo ritmado e contagiante da rainha do samba Beth Carvalho, falecida em 2019.

Por meio de canções que ficaram célebres na voz da sambista, a também produtora musical e professora ainda traz ao palco, na sexta (10), composições famosas nas vozes dos “afilhados” Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.

Na semana seguinte (17) é a vez de celebrar ao som dos clássicos ‘Saudosa Maloca’, ‘Prova de Carinho’ e ‘Samba do Bixiga’ com o quinteto Samba de Gaveta em tributo a Adoniran Barbosa.  

Formado em 2012, em Campinas, o grupo apresenta uma biografia cantada do criador do samba paulista. O público viaja no tempo e revive situações emocionantes do cotidiano da gente simples de São Paulo, durante a explosão progressista do século XX.

Já no dia 24, quem comanda a noite dançante é o Samba do Silva, grupo de músicos de Ribeirão Preto (SP) que prioriza em seu repertório os sambas de raiz, de roda e partido alto, apresentando aos amantes do ritmo canções de compositores consagrados como Paulinho da Viola, Ivone Lara, Cartola, dentre outros.

Mania de Samba encerra as sextas musicais com uma exaltação aos sambas populares que fazem cantar várias gerações de apaixonados da música brasileira. No show do dia 31, são lembrados expoentes do ritmo como Martinho da Vila, Benito di Paula, dentre outros.

“O objetivo do projeto é reverenciar o samba, que é o ritmo mais genuinamente brasileiro, em suas diversas formas, desde o samba de partido alto, ao samba de gafieira, samba de roda, dentre outros. Além de uma grande homenagem ao samba, é um momento para todos os públicos dançarem e se divertirem”, comenta a coordenadora de programação do Sesc Thermas Ana Paula Ambrósio.

Ingressos

Todos os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 9h no dia de cada show, na Central de Relacionamento, com limite de dois por pessoa.  Os shows têm entrada limitada à capacidade do local. Menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável legal, com documentação oficial de ambos.

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

Sexta do Samba

Show – Adriana Cavalcanti canta Beth Carvalho

Dia 10, sexta, às 20h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: 16 anos.

 

Show – Samba de Gaveta canta Adoniran Barbosa

Dia 17, sexta, às 20h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: 16 anos.

 

Show – Samba do Silva

Dia 24, sexta, às 20h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: 16 anos.

 

Show – Mania de Samba

Dia 31, sexta, às 20h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: 16 anos.

Ingressos gratuitos podem ser retirados a partir das 9h do dia de cada show (até 2 por pessoa) na Central de Relacionamento. Entrada limitada à capacidade do local.

Menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável legal, com documentação oficial de ambos.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Thermas Presidente Prudente

GALERIA DE IMAGENS



<< voltar