"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Banda prudentina Filhos da Ciça lança primeiro EP autoral no Sesc Thermas
Trio sobe ao palco do Múltiplos Sons neste sábado, às 16h, na Área de Convivência, em show gratuito

Publicado em 18/12/2019
compartilhe esta notícia:

Banda

 Transitando pelo soul, blues-rock, funk-rock e flertando com o jazz, a banda prudentina Filhos da Ciça lança seu primeiro EP autoral ‘Quero Fugir’ em show gratuito no Sesc Thermas de Presidente Prudente neste sábado (21), às 16h. O fim de semana ainda conta com espetáculo e oficina infantis, além de aula de ioga e as histórias de um ratinho esperto.

A trajetória da banda que começou no final de 2014 enquanto dupla, é relembrada pela atual Filhos da Ciça, cuja formação conta com Zé Barbosa (guitarra e voz), Robson Soares (baixo e voz) e Guilherme Sala (bateria), um verdadeiro power trio.

Para os músicos, o desejo de criar o próprio som e identidade, aliado ao crescimento da nova leva de bandas prudentinas compartilhando do mesmo ideal, foi a motivação para migrarem para a produção independente, se apresentando em espaços alternativos e criando seu próprio público.

“A gente começou a ver que não tinha mais tanto sentido continuar fazendo cover e cada vez mais sentia a necessidade de fazer o trabalho autoral”, comenta Robson Soares, que, assim como Zé e Guilherme, já integrou outras bandas da cidade. “Foram projetos que me estimularam a, também, criar o meu próprio projeto autoral”, completa.

Segundo o trio, Prudente vive hoje um cenário positivo no surgimento de novas bandas, fomentado por ações desenvolvidas por coletivos como o Som na Linha, que defende a democratização da arte bem como o encontro entre público, compositores e produção de música independente, e o Festival Diversonoridade, que igualmente propõe a criação de uma cena cultural independente.

“É muito raro você ver um grupo de bandas que fazem um som autoral e um som autoral de qualidade e em quantidade igual Prudente tem. Acho que isso você só vê nos grandes centros, talvez nem isso”, observa o baterista Guilherme. “É pra isso que serve a cena, para os grupos se apoiarem e se expandirem junto com sua arte”, conclui.

Lançamento do EP

O processo de produção do ‘Quero Fugir’, primeiro trabalho autoral do Filhos da Ciça, gravado, mixado e masterizado no Estúdio Nômade, por Leonardo Trugillo e Vinicius Lopes, começou há cerca de um ano, com a criação das faixas que integram o EP.

São elas “Chrysobalanaceae”, “Passado”, “42” e o homônimo do EP “Quero Fugir”, produzidas paralelamente enquanto a banda realizava apresentações em festivais e espaços alternativos da cidade. “Foram 2 meses gravando essas músicas e trabalhando nelas. Conforme fomos gravando, elas foram se transformando, elementos novos foram surgindo”, explica Robson.

Indo de encontro a um dos objetivos do grupo, o lançamento do EP neste sábado no palco do Sesc, Zé Barbosa “espera poder dar o melhor no palco e fazer jus a ele. Algo que vá representar a gente [a banda] num espaço que é conhecido pela qualidade do que trazem.”

LITERATURA

Com ‘O Grúfalo’, narrativa que compõe o Quintal de Histórias do sábado, a contadora Cida Santos adentra nas façanhas de um ratinho esperto que tenta se livrar dos seus predadores criando um monstro imaginário assustador, o Grúfalo.

Mas, para sua surpresa, ele existe e deseja devorar o ratinho. Baseado no livro de Julia Donaldson e do ilustrador Axel Scheffler, às 15h, o público conhece as histórias e segredos deste bicho bem diferente, que tem presas e dentes incríveis.

“O universo literário é amplo, com muitos estilos para todos os gostos. Uma criança leitora, torna-se um adulto crítico, consciente dos direitos e deveres como cidadão”, comenta Cida, que há 10 anos é contadora de histórias e tornou-se leitora assídua de tanto ouvir histórias do avô, que era analfabeto.

“Eu acredito que o estímulo à leitura deve começar desde bebê, com livros de imagens. Mesmo não conhecido a escrita é possível fazer a leitura de imagens”, afirma.

CRIANÇAS

Arte em Cena de domingo (22), traz a fábula trágica de ‘Segismundo e Geométrica - Uma Cidade de Bonecos’, teatro de mamulengos encenado pela Cia de Teatro da Recusa que conta como o reino dos bonecos acabou virando uma cidade.

Em tudo ele mandava, afinal de contas era o dono de quase tudo: o “Rei-de-Quase-Tudo”; e, na tentativa de construir um lugar melhor para se viver, Segismundo e Geométrica acabam vivenciando as fases históricas da Monarquia à República.

Às 15h, na Área de Convivência, os pequenos viajam com o espetáculo lúdico e poético que fala sobre o folclore brasileiro e sua relação com o mundo à sua volta.

Ainda acompanhados da Cia de Teatro da Recusa, eles aprendem, em mais uma edição do ‘Brincando com Arte’, algumas técnicas de manipulação de bonecos desenvolvidas no espetáculo, como marionete de fios, boneco gigante de vara, boneco-máscara, dentre outras.  

No Quiosque, às 16h, a oficina ‘Manipulação de Bonecos e Objetos’ conta com distribuição de senhas gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.

ESPORTE

Em meio ao verde que cerca o Quintal, o público vivencia a prática de ‘Ioga para Todos’, ação milenar indiana que busca o autoconhecimento através de exercícios posturais e de meditação. Conduzido pela professora Arlete Domênico, o momento acontece domingo (22), às 10h.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Fim de semana cultural

Literatura – O Grúfalo

Dia 21, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – Filhos da Ciça

Dia 21, sábado, às 16h. Grátis.                                 

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Espetáculo – Segismundo e Geométrica - Uma Cidade de Bonecos

Dia 22, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Manipulação de Bonecos e Objetos

Dia 22, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Vagas limitadas. Retirada de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Esporte e atividade física

Aula aberta – Ioga para Todos

Dia 22, domingo, das 10h às 11h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: 12 anos.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Thermas Presidente Prudente

<< voltar