"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Sesc Thermas traz Miguel Arroyo para bate-papo sobre a arte da escuta na educação
Evento também tem a presença de Bel dos Santos Mayer e Roberto Bertoncini, que discutem sobre a importância da escuta no processo de formação.

Publicado em 01/10/2019
compartilhe esta notícia:

Sesc

 A escuta direciona o olhar, além de promover e viabilizar bons encontros com o outro por meio do diálogo. Pensando nisso, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove um bate-papo sobre a arte da escuta com Bel dos Santos Mayer, Miguel Arroyo e Roberto Bertoncini. A conversa, que integra a programação do Ciclo Educar Hoje, acontece nesta quinta-feira (3), às 19h, na Área de Convivência, com entrada gratuita.

O mundo contemporâneo, movido pela agitação cotidiana em um ambiente urbano, industrializado e competitivo, resulta cada vez mais em comportamentos individualistas, refletidos, sobretudo, nas relações sociais, seja no âmbito familiar, amoroso, profissional e amigável.

As pessoas estão menos preocupadas umas com as outras e isso afeta as formas de diálogo e principalmente da escuta entre elas. Essa fragilidade de laços pode ser explicada por meio da teoria da “Modernidade Líquida”, formulada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que explica as relações pós-modernas pautadas na fluidez e ausência de forma definida, onde todos vivem uma espécie de “eterno presente”.

Dessa forma, faz-se necessário parar, observar e compreender o que o outro está falando. Saber escutar de forma atenta, isenta e empática é fundamental para estabelecer conexões em qualquer âmbito da vida. A escuta afetiva pode trazer reflexões e até mesmo transformar comunidades, bairros, cidades e a sociedade.

É por isso que neste ano o Sesc São Paulo realiza a terceira edição do ‘Ciclo Educar Hoje’ que, propondo a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade, traz como tema A Importância da Escuta, sugerindo a ideia de que ao garantir o espaço de fala, se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta – a escuta.

Nesta quinta (3), na Área de Convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente, a educadora social Bel dos Santos Mayer, o cientista social Miguel Arroyo e o artista plástico e pedagogo Roberto Bertoncini se juntam para uma conversa sobre a importância da escuta no processo de formação educacional.

Visando compreender o desenvolvimento da criança a partir das suas potencialidades, da sua construção cultural e do seu modo de ser, o diálogo parte do princípio de que ações como essa contribuem para a formação de um indivíduo com maior autonomia e, ainda, com capacidade para ouvir o outro.

A escuta qualificada pressupõe o entendimento da diversidade de territórios em que a criança está inserida, considerando todas as suas relações socioculturais e, nesta perspectiva, incorporar o ato de uma escuta sensível vai além da oralidade.

Sobre os profissionais

Bel dos Santos Mayer

Educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), co-gestora da Rede LiteraSampa, formadora de jovens mediadores de leitura. Licenciada em Ciências/Matemática (USJT) e Bacharel em Turismo (UAM). Possui especialização em Pedagogia Social e é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo (EACH/USP), onde pesquisa sobre a contribuição das bibliotecas comunitárias para o estudo das mobilidades.

Miguel Arroyo

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1970) e doutor em Educação pela Stanford University nos Estados Unidos (1976), é professor Titular Emérito na Faculdade de Educação da UFMG. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madrid (1991). Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Atualmente, acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Suas ideias estão relacionadas à educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

Roberto Bertoncini

Artista plástico, laureado em estética pela Universidade de PISA/ITA, com experiência na área da Arte e Educação, com especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela Uninter. Possui licenciatura em Pedagogia pela UNESP/Presidente Prudente. Atualmente é docente do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Bate-papo – A Arte da Escuta

Com Bel dos Santos Mayer, Miguel Arroyo e Roberto Bertoncini.

Dia 3, quinta-feira, às 19h. Grátis.

Na Área de Convivência.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Thermas Presidente Prudente

GALERIA DE IMAGENS



<< voltar