"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Campanha Setembro Amarelo realizou ação no centro de Prudente
Em menos de meia hora de orientação a transeuntes, estudante de Medicina encontra dois que tentaram suicídio

Publicado em 18/09/2019
compartilhe esta notícia:

Campanha

 Os transtornos mentais, que fazem parte de algumas das origens de suicídio no mundo, representam atualmente 98,8% dos comportamentos suicidas. Cerca de 800 mil pessoas se matam por ano no planeta. Para cada suicídio, ocorrem 26 tentativas. Estes são dados que foram apresentados à imprensa pela psiquiatra Gilmara Peixoto Rister, em ação da Campanha Setembro Amarelo, na manhã do dia 17, no centro de Presidente Prudente.

Na primeira meia hora da atividade, enquanto a médica atendia aos jornalistas na praça 9 de Julho, no calçadão da Maffei (ao lado), estudantes de Medicina da Unoeste entregavam panfletos e prestavam orientações para transeuntes. Em meio às abordagens aleatórias, Amanda Brambilla já tinha encontrado duas pessoas que tentaram suicídio. Mesmo sendo preparada sobre o assunto, a futura médica mostrava certa preocupação.

Amanda não esperava em menos de meia hora falar com duas pessoas inseridas na drástica estatística de tentativas. Mas conseguiu conversar um pouco mais com elas, incluindo um rapaz que até chorou e aceitou o conselho de ir ao serviço público de saúde buscar o atendimento de um especialista. Outro aconselhamento foi o de se apoiar bastante em sua própria família.

“A Faculdade de Medicina nos prepara bem para essas realidades”, disse Amanda, que contou que no dia anterior fez o papel de médica na simulação de atendimento a caso de tentativa de suicídio. Seu interesse profissional está voltado à área de mastologia, mas não descarta a possibilidade da psiquiatria. “Mas não é por essa opção que não vou tratar da cabeça, já que o câncer mexe com a autoestima”, comentou.

Os cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia da Unoeste fizeram parte da ação programada das 9h às 14h juntamente com o Hospital Regional “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” (HR) e a Associação Prudentina de Psiquiatria. Professora preceptora da Liga Universitária de Psiquiatria, Gilmara contou que tem sido grande a demanda de tentativa de suicídio em Prudente, cujos números são sigilosos.

Entre as pessoas beneficiadas com os atendimentos prestados no centro da cidade, esteve a aposentada Aparecida Massato Tatebe, que vivenciou esse drama no seu ciclo familiar. Foi um dos fatos para que viesse a adotar a positividade como filosofia de vida.

Faz parte desse pensamento a caminhada diária de cinco a seis quilômetros, no Parque Ecológico “Nelson Bugalho”, já que mora no jardim São Matheus. Aparecida morou por cerca de 4 anos no Japão e lá estava em 2003 quando a taxa de suicídio era de 34,5 mil casos por ano, mas que caiu para 12 mil em 2017. Ainda assim, é uma das maiores taxas do mundo.  

Dados a Organização Mundial de Saúde (OMS – 09/09/2019) são de que cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas por ano no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. O anúncio feito na véspera do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio indica queda na taxa global por conta de campanhas de prevenção como é a do Setembro Amarelo.

Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) cerca de 32 brasileiros tiram a própria vida todos os dias. “Um dado muito preocupante e que mostra a necessidade de oferecer apoio àqueles que estão passando por uma situação difícil e precisam de orientação”, disse Gilmara Rister que atua no HR e esteve à frente da ação de panfletagem e distribuição de 500 girassóis amarelos, em alusão ao tema.

Outra ação está programada para esta quarta-feira (18): palestra aberta ao público, às 10h no anfiteatro do HR, com o psiquiatra Alexandre Gigante; seguida de roda de conversa com dois psiquiatras e dois psicólogos. A participação da Unoeste está inserida no Mês de Responsabilidade Social, iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).


Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste - Foto: João Paulo Barbosa

GALERIA DE IMAGENS



<< voltar