"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Samba de Terreiro de Mauá homenageia Aracy Almeida em show no Sesc Thermas
Artistas sobem ao palco do Múltiplos Sons às 16h do sábado. Crianças participam de espetáculo teatral e oficina. Programação é gratuita

Publicado em 13/08/2019
compartilhe esta notícia:

Samba

 Fim de semana de samba no pé no Sesc Thermas de Presidente Prudente com o grupo Samba de Terreiro de Mauá. Na Área de Convivência, os músicos homenageiam uma das maiores vozes do gênero, Aracy de Almeida. Ainda tem contação de história, espetáculo e oficina, comandados pela Cia Sansakroma.

O projeto Samba de Terreiro de Mauá, criado em 2002 no ABC paulista, reúne cantores e compositores que resgatam, através do samba, o conhecimento histórico-social da cultura afro-brasileira.

Há 16 anos, o coletivo canta sambas de terreiro e, no decorrer dessa história de pesquisa e difusão, se deparou com grandes interpretes da “Era do Rádio”, como Aracy de Almeida, também chamada de “Dama do Encantado”.

Conhecida pelo grande público como a implacável jurada de um programa de calouros, Aracy foi muito mais do que isso: a preferida de Noel Rosa, uma exímia intérprete do gênero nas décadas de 30, 40 e 50, tendo lançado músicas como “Palpite Infeliz”, “Último Desejo” e “Três Apitos”.

O show é composto por canções e narração de histórias sobre Aracy, ao estilo das locuções radiofônicas. ‘Samba de Terreiro de Mauá Homenageia Aracy Almeida’ tem direção musical de Edinho Carvalho e pode ser conferido neste sábado (17), a partir das 16h, na Área de Convivência do Sesc.

LITERATURA

Quem marca presença no Quintal de Histórias deste sábado é a Cia Sansakroma. Com ‘Um ambiente no meio ambiente’ crianças e adultos são convidados a refletir sobre a devastação das reservas naturais e a cultura da sustentabilidade, tudo através de música e poesia. Às 15h, o encontro é no Quintal.

CRIANÇAS

Cia Sansakroma integra, ainda, a programação de domingo (18). Ao som de flautas, tambores e violões, o Arte em Cena recebe os atores Júlio e Débora D’Zambé para resgatarem canções e histórias de várias regiões da África.

Com início às 15h, na Área de Convivência, o espetáculo ‘Sansakroma sem fronteiras’ busca sensibilizar o público sobre a importância do patrimônio cultural africano e sua influência na construção da identidade brasileira.

E não para por aí. Os atores também conduzem a oficina de ‘Criação de instrumentos musicais’, do Brincando com Arte, às 16h. A atividade, que acontece no Espaço de Tecnologias e Artes, exige criatividade dos participantes, que constroem instrumentos musicais a partir do uso de materiais recicláveis.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível emsescsp.org.br/prudente.

Fim de semana cultural

Literatura – Um ambiente no meio ambiente

Dia 17, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – ‘Samba de Terreiro de Mauá homenageia Aracy de Almeida’

Dia 17, sábado, às 16h. Grátis.                                

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Espetáculo –  Sansakroma sem fronteiras

Dia 18, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Criação de instrumentos musicais

Dia 18, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Vagas limitadas.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Thermas Presidente Prudente

<< voltar