"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Unoeste adere ao movimento e realiza atividades que visam capacitar e orientar sua comunidade interna
Abril Verde alerta para o cuidado com o trabalhador

Publicado em 01/04/2019
compartilhe esta notícia:

Unoeste

 O Brasil iniciou 2019 com uma tragédia que resultou na morte de 217 pessoas, número que pode aumentar, pois 87 ainda estão desaparecidas. As vítimas do desastre em mineradora de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, são, em sua maioria, trabalhadores da empresa ou terceirizados. Os números já eram alarmantes. Em 2017, por exemplo, o Brasil já ocupava o 4º lugar no ranking mundial em acidentes do trabalho.

Chamar a atenção das empresas e da sociedade em geral para o cuidado com o trabalhador e os reflexos disso nos índices de acidentes de trabalho é a proposta do Abril Verde. A Unoeste, universidade com quase 2 mil funcionários, aderiu ao movimento e, durante este mês, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da instituição realiza diversas atividades que visam capacitar e orientar sua comunidade interna nos quesitos saúde e segurança no ambiente laboral. A primeira ação ocorre nesta quarta-feira (3), com o treinamento da brigada de emergência, das 13h15 às 17h. Confira a programação completa:

- Treinamento da brigada de emergência (Campus II): Combate a incêndio: 3, 4, 5, 8 e 9 de abril – das 13h15 às 17h; Primeiros Socorros: 8, 9, 10,11 e 12 de abril – das 8h às 12h

- Treinamento NR-20- Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis (Campus II): 10, 11 e 12 de abril, das 8h às 17h

- Treinamento NR-05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Campi I e II): 15, 16, 17,18 e 22 de abril, das 8h às 12h.

- Treinamento NR-12- Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos: 24, 25 e 26 de abril, das 8h às 17h. Além dos funcionários da Unoeste, essa atividade também será aberta à comunidade externa.

- Evento “Campanha: Prevenção de Acidentes - Abril verde” (Campi I e II): 29 de abril, em horário a definir.

Entenda o Abril Verde

Conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é lembrado em 28 de abril, data instituída por iniciativas de sindicatos canadenses em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Neste mesmo mês celebra-se o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. O Abril Verde é relativamente novo, mas tem como objetivo atingir o patamar de movimentos como Outubro Rosa e Novembro Azul.


Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste

<< voltar