"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Sesc tem estande e promove atividades no Festival Literário de Prudente
Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e com apoio cultural do Sesc São Paulo, evento gratuito começa na sexta (24)

Publicado em 22/08/2018
compartilhe esta notícia:

Sesc

 A partir da próxima sexta-feira (24), o público prudentino pode desfrutar de diversas atividades culturais pelo Festival Literário de Presidente Prudente (FLITPP), no Centro Cultural Matarazzo. Parceiro do evento, o Sesc Thermas de Presidente Prudente estará presente com um estande e centenas de títulos do Edições Sesc, além de promover vivências, shows e bate-papos, tudo gratuitamente.

Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e com apoio cultural do Sesc São Paulo, o festival tem início na sexta, com o conjunto de oficinas Fala Prudente!. São três vivências poéticas com o intuito de fazer ouvir, tornar concreta e visual a fala de cada um dos participantes, suas histórias de vida e uma abordagem capaz de provocar reflexão que leve a ponderar, inclusive, sobre a importância do próprio Festival Literário em suas próprias realidades.

Na primeira, às 19h, o resultado da vivência é a confecção de 30 camisetas personalizadas com os poemas gerados ou propostos pelos participantes. No sábado (25), às 15h, a atividade resulta na produção de 100 lambe-lambes e, no domingo (26), também às 15h, a oficina é finalizada com a organização e impressão de 50 fanzines dos poemas e das artes visuais criados ao longo dos três encontros, com distribuição para o público.

A parte musical da programação, no sábado, fica por conta da banda Porcas Borboletas. Uma banda e um bando. Desses em que os integrantes chegam a ser confundidos entre si, como se cada um fosse a manifestação de uma mesma persona. Com arranjos originais, intercalados a levadas e refrãos marcantes, o grupo mineiro se apresenta às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa. As letras do sexteto, além de poéticas, expressam uma visão de mundo um tanto quanto bizarra: ironia, amor e humor, no calor da madrugada.

A banda nasceu em Uberlândia (MG), e já passou por cidades como Buenos Aires (Argentina), Paris (França) e Londres (Inglaterra), onde se apresentaram no Festival Southbank Centre, em uma programação que contou com Arnaldo Antunes, Maria Bethânia, Mutantes e Gilberto Gil.

Em 2013, o grupo lançou o terceiro disco, que leva o nome da banda e dá sequência à discografia composta pelos álbuns ‘A Passeio’ (2009) e ‘Um Carinho com os Dentes’ (2005). Tornando vivos os ambientes da festa e da estrada, a sonoridade do disco entrecruza faixas dançantes, rocks crus, climas intrigantes e toques de experimentalismo. Tudo isso sem perder a coesão e unidade de uma obra.

O Teatro Paulo Roberto Lisboa também será palco para o show da Banda Municipal Maestro Júlio de Castro, no domingo, às 20h. A orquestra nasceu em 1947, em Tupã (SP), formada pelo Maestro Júlio de Castro e seus sete filhos. Mantida pela Prefeitura Municipal, a Orquestra faz dos metais sua marca com um repertório de clássicos do jazz e da música brasileira. Para ambos os shows, é necessário retirar os ingressos 1h antes da apresentação, no teatro.

O Sesc Thermas ainda promove o lançamento de livros da editora Edições Sesc, acompanhado de bate-papos com seus autores. No domingo, às 19h, o escritor José Ildefonso Martins conversa com o público sobre o livro Big Bands Paulistas: Histórias de Orquestras de Baile do Interior de São Paulo, obra que registra em textos e imagens a atividade dos conjuntos orquestrais do interior do estado ao longo de mais de três décadas.

O autor também se debruça sobre o contexto sociocultural em que as orquestras estavam inseridas, em meio ao clima de desenvolvimento, euforia e otimismo que dominou o país entre as décadas de 1940 e 1970.

Outra produção debatida é o livro A Leitura, Outra Revolução, na quarta-feira (29), às 18h. Cristiane Tavares, mestre em Literatura e Crítica Literária, fala mais sobre a compilação de conferências proferidas pela premiada autora argentina María Teresa Andruetto, ao longo dos anos 2000. O livro tem como cerne a busca pela qualidade da leitura de crianças e jovens. Para Andruetto, a leitura é um ato revolucionário, um instrumento de intervenção. A literatura, assim, deve ser um espaço de desacato.

SERVIÇO


FESTIVAL LITERÁRIO DE PRESIDENTE PRUDENTE (FLITPP)


Fala Prudente! – Vivência ‘Estampas Poéticas’

Dia 25, sábado, das 19h às 22h.

No Centro Cultural Matarazzo.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Fala Prudente! – Vivência ‘Confecção de Lambe-Lambe’

Dia 25 de agosto, sábado, das 15h às 18h.

No Centro Cultural Matarazzo.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Fala Prudente! – Vivência ‘Fanzine’

Dia 26 de agosto, domingo, das 15h às 18h.

No Centro Cultural Matarazzo.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

Show – Porcas Borboletas

Dia 25 de agosto, sábado , às 20h.

No Teatro Paulo Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo.

Retirada de ingressos no local, 1h antes da apresentação.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Show – Banda Municipal Maestro Júlio de Castro

Dia 26 de agosto, domingo, às 20h.

No Teatro Paulo Roberto Lisboa – No Centro Cultural Matarazzo.

Retirada de ingressos no local, 1h antes da apresentação.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Lançamento de Livros Edições Sesc – Bate-Papo ‘Big Bands Paulistas: Histórias de Orquestras de Baile do Interior de São Paulo’

Com José Ildefonso Martins, autor do livro.

Dia 26 de agosto, domingo, às 19h.

No Teatro Paulo Roberto Lisboa – No Centro Cultural Matarazzo.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Lançamento de Livros Edições Sesc – Bate-Papo ‘A Leitura, Outra Revolução’

Com Cristiane Tavares, mestre em Literatura e Crítica Literária.

Dia 29 de agosto, quarta-feira, às 18h.

No Teatro Paulo Roberto Lisboa – No Centro Cultural Matarazzo.

Grátis. Classificação indicativa: livre.


Fonte: Assessoria de imprensa Sesc Thermas Presidente Prudente

<< voltar