"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

1º Agora Prudente
evento destinado a debater estratégias para o desenvolvimento regional do Oeste Paulista

Publicado em 18/06/2018
compartilhe esta notícia:

1º

A primeira edição do "Agora Prudente", um evento de iniciativa da TV Fronteira, foi realizado nesta segunda-feira (18) no espaço LLUZ e teve como tema "Desenvolvimento Regional, Desafios e Reflexões". 

O evento contou com a participação do jornalista George Vidor, que é comentarista de economia no programa "Conta Corrente", da Globo News e também é colunista do jornal "O Globo", com o governador do Estado de São Paulo Márcio França (PSDB), Ana Beatriz Fernandes, gerente geral de projetos de investimentos da Investe São Paulo, de José Pedro Fittipaldi, gerente de meio ambiente da Investe São Paulo e de Jorge Bezerra Guedes, presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Rio Paraná PR/SP e conselheiro da Central PR/RJ/SP.

O governador do Estado de São Paulo Márcio França (PSDB) anunciou a pretenção de enviar ainda esta semana, um projeto de lei à Assembleia Legislativa com o objetivo de compensar financeiramente os municípios que possuem presídios. França comenta sobre a população carcerária elevada e que a instalação das penitenciárias em algumas cidades de certa forma são prejudicadas.

"O estado de São Paulo tem hoje cerca de 230 mil presidiários, é a terceira maior rede de presídios do mundo. Com o pedido da compensação financeira de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vai ajudar algumas cidades, o que é justo. Se tem ônus de ter os presídios, tem que ter o bônus financeiro. Ninguém vai querer construir uma empresa no meio de dois presídios", afirma França. 

O governador também destacou a importância de fortalecer as ferrovias. "A gente tem rodovias boas, mas, falta uma ferrovia mais forte, aeroporto de maior porte, temos que favorecer as empresas que se deslocam daqui para outros lugares. No eixo abaixo do Tietê, Presidente Prudente, Itapeva e Vale do Ribeira certamente ficaram para trás do ponto de vista do esforço do governo. Agora, está na hora de deslocar esforços para a região.

Uma das solicitações feitas hoje aqui em Prudente foi a isenção do ICMS da Batata Doce, já que temos uma das maiores produções do país concentrada na região. ", finaliza. 

Após o evento, o governador participou de assinaturas de convênios com prefeituras da região, no Centro Cultural Matarazzo e também inaugurou a Base Radiopatrulha Aérea, que abriga o helicóptero Águia da Polícia Militar, no Aeroporto Estadual. 

O jornalista George Vidor citou o privilegio que tem Presidente Prudente por estar localizada no centro dos principais estados do país. "Consideramos que a cidade está localizada no que chamamos de "Pré Sal do Interior", por conta do Agronegócio, dos avanços da produtividade, as plantações de soja, cana de açucar, algodão e batata doce que inclusive se for isenta de ICMS vai ser uma maravilha para os produtores da região, acho que vão cultivar muito mais", comenta Vidor. 

 O jornalista também pontuou a importância do polo de medicina que temos na cidade, mas, citou a falta do entretenimento para os visitantes. "Temos um polo de medicina, pessoas chegam de longe para realizar o tratamento, eventualmente trazem pessoas junto que ficam o dia todo paradas. Onde está o entretenimento da cidade ou uma diversão? Vamos criar circuitos grastronômicos, de comércio, alguma coisa do gênero. Temos que abrir outras oportunidades, destacou Vidor.

A gerente geral do Investe São Paulo, Ana Beatriz Fernandes falou sobre as parcerias que o governo do Estado oferece para as empresas. "Nós oferecemos parcerias e atendemos empresas com o intuito da competitividade. A agroindústria é muito relevante, mas não se deve limitar-se só a isso, temos que discutir sobre quais setores podem ser instalados na região de Prudente", pontuou Ana Beatriz. 

"Temos o desafio de estar sempre atentos ao que está acontecendo no mundo, buscar novos mercados e se capacitar cada vez mais para ter sucesso no mundo competitivo. Acreditamos no potencial de todas as regiões, e que cada uma possui uma demanda específica para que seja possível o desenvolvimento econômico", reforçou José Pedro Fittipaldi. 

presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Bezerra Guedes, comentou sobre a potencialidade do turismo e apresentou alguns projetos que o Sicredi pratica. "Além das potencialidades do agronegócio, temos que dar uma atenção maior e potencializar o turismo, podemos vender melhor as belezas do Rio Paraná, onde temos uma variedade de peixes e outras belezas ao redor. Muitas pessoas gostariam de ter um contato com a natureza, podemos assim vender isso um pouco melhor para os turistas. Nós temos a missão e comprometimento com o desenvolvimento econômico, levar para a sociedade com alguns programas que temos os valores de empreendedorismo e cooperativismo. Hoje o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Presidente Prudente está na média 0,807, já em algumas cidades da região está abaixo do índice nacional 0,677, nas questões de educação, logenvidade e renda. Como crescer? Criar planos a longo prazo, propostas e a união de municípios próximos, finaliza Guedes. 

 ‘Agora Dracena’

 

A Nova Alta Paulista vai ter o "Agora Dracena", que já está marcado para o dia 5 de julho.

 

 

 

 


 

 

 


Fonte: Direto da redação - Fotos: Julio Rosa

GALERIA DE IMAGENS



<< voltar