"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Solenidade marca parceria entre AOP Down e Centro de Especialidades Municipal

Publicado em 12/08/2021
compartilhe esta matéria:

Solenidade

 No dia 11 de agosto, o prefeito Ed Thomas e o vice-prefeito Izaque Silva participaram da solenidade para oficializar a parceria entre a Associação do Oeste Paulista de Síndrome de Down (AOP Down) com o Centro de Especialidades Municipal (CEM), que oferece serviços de saúde no 'Ambulatório Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima', em conjunto com a Unoeste. Na ocasião, também foi celebrada a inscrição da entidade no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e poderá pleitear recursos públicos.

O evento teve como anfitrião o presidente da entidade, Alex dos Santos, e contou com a participação do secretário Municipal de Saúde (Sesau), Delton Ferraz, da secretária Municipal de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, do coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho, do enfermeiro do ambulatório, Bruno Sotto, do presidente da Câmara, Demerson Dias, e dos vereadores Miriam Brandão, Joaozinho da Saúde, Professor Negativo, Ivan Itamar e Joana D’arc.

Com a parceria, as pessoas assistidas pela AOP Down receberão atendimento especializado diretamente no CEM, como fisioterapia, neurologia, oftalmologia, psicologia, além de várias outras especialidades, conforme a particularidade de cada caso, sem a necessidade do encaminhamento pelas unidades básicas de saúde.

De acordo com o presidente, Alex dos Santos, o encaminhamento direto representa uma grande conquista para este público, uma vez que as pessoas com a síndrome costumam apresentar outras comorbidades.

A vereadora Miriam Brandão, em nome do legislativo, declarou que o papel da Câmara é trabalhar em prol de melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Desde que conheci o trabalho magnifico prestado por essa entidade, assumi o compromisso de buscar junto à prefeitura que a entidade conquistasse o espaço e reconhecimento devido. Hoje é um dia de muita alegria para mim e toda a câmara”.

Durante o evento, a secretária da SAS informou que a inscrição da AOP Down no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) foi aprovada. “Isso permitirá que a entidade receba recursos oriundos das esferas municipal, estadual e federal”.

O prefeito declarou que, muito antes de ser prefeito, já atuava na defesa das entidades assistenciais. “Durante meus quatro mandatos como deputado estadual, trabalhei pela causa. Este é meu dever como homem público e como cidadão. Neste momento de retomada, o asfalto, o ferro, o concreto vão ter que esperar. Nossa prioridade é cuidar de gente”, concluiu.

No encerramento, os vereadores entregaram ao presidente da entidade uma moção de congratulações aprovada por unanimidade pela casa de leis.

A AOP, criada em maio de 2017, atende 115 pessoas que possuem síndrome de Down, de zero a 56 anos, 92 delas só de Presidente Prudente, com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, psicologia, pediatria, nutrição, balé, dança, dentre outros.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Presidente Prudente

<< voltar