"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Cia Sergio Mercurio abre a 10ª edição do Festival ‘Boneco Gira Boneco’

Publicado em 06/05/2021
compartilhe esta matéria:

Cia

 A programação dos dez dias do festival abre, nesta quinta-feira (6), com o espetáculo “Viejos de mi...” do diretor argentino Sergio Mercurio

 

A edição comemorativa dos dez anos do Festival Internacional “Boneco Gira Boneco”, que será realizada em formato online – de 6 a 15 de maio - terá transmissões diárias gratuitas, em horários diversos, reunindo companhias de cinco estados brasileiros e de mais três países da América Latina, com espetáculos para adultos e crianças, além de oficinas, debates e lançamento de livro (veja a programação no link da revista digital https://issuu.com/titeresbasso/docs/programa_festival_boneco_gira_boneco_final

  

Especialmente convidada para abrir o Festival, o escritor, cineasta, diretor e ator de teatro Sergio Mercurio, apresenta o espetáculo “Viejos de mi...”, na quinta-feira, dia 6/5, às 20h, pelo canal do Youtube (https://youtu.be/9qjMvCfCJTo ). Um dos grandes nomes do teatro de animação na Argentina e já conhecido do público brasileiro, Mercurio se considera autodidata sendo um artista multidisciplinar que, desde 1992, cria bonecos e realiza espetáculos dedicados a jovens e adultos.


Espetáculo

Com uma hora de duração e  legendas em português, “Viejos de mi...” aborda a amizade entre dois amigos, Juanito e Juárez, que mantêm uma relação que passa pelo confronto, a ternura, a empatia e, finalmente, o amor. Enquanto o primeiro começa a perder a memória, o segundo faz de tudo para não perder o colega. A partir dessa situação, Juárez tem a ideia de desenhar suas memórias e esperanças. Mercurio desenvolveu uma técnica de desenho com erva-mate, feito ao vivo em uma mesa e projetado ao público por meio de uma tela.

 

Programação

 

A programação dos dez dias do Festival inclui transmissão das cenas curtas, seguida de live e bate-papo com as companhias, realização de três oficinas e lançamento do livro “A História de Willians”, de Guilherme Peixoto. Entre os espetáculos, releituras de clássicos da literautra como o ‘Pequeno Príncipe’ e a ‘Cigarra e a Formiga’, são diversão garantida para crianças e adultos. A literatura de cordel vem com ‘O Mistério da Flor’, da Cia Dramas e Folias, de Bauru, que funde atores e bonecos.

Em ‘Conversa de Casulo’, o público vai poder conferir experimentos curiosos e inventos de Luciano Wieser, da Cia De Pernas Pro Ar, onde se manifesta o teatro máquina: construção de engenhocas; instrumentos musicais inusitados, bonecos/máquinas autômatos robotizadas e maquinarias de cena improváveis.

 

Quatro cenas e uma oficina para cinco municípios, esta foi a forma escolhida pelos organizadores para as apresentações realizadas em parceria com as secretarias municipais de Cultura de Marília (7/5), Ribeirão Preto (11/5), Garça (12/5) , Bertioga (13/5) e Matão (14/5).

 

A participação em todos os eventos é aberta ao público, porém, para os dias em que a transmissão for direcionada para as cidades parceiras, será necessário garantir o ingresso virtual. O link de cada espetáculo assim como a programação completa estão disponíveis na página do festival http://www.marizabasso.com.br/boneco-gira-boneco/ e também nos canais de mídias sociais https://www.facebook.com/festivalgiraboneco .  

 

As cenas curtas serão reapresentadas na TV PREVE CANAL 32.1, NET CANAL 517 E LPNET CANAL 21 nos dias 15 e 16 de maio.

 

 

De acordo com a organizadora do festival, a artista e produtora cultural Mariza Basso, “a linguagem e técnica das apresentações podem variar de acordo com cada localidade, mas a ideia é fazer uma transmissão, com bate-papo ao final, para interagir com o público, tirar dúvidas ouvir comentários etc”, diz.

 
Fonte: Ana Ferreira House Criativa

<< voltar