"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Medicina lança e-book sobre disparos de armas de fogo

Publicado em 26/11/2019
compartilhe esta matéria:

Medicina

 Livro "Medicina Legal: Análise prática dos disparos a curta distância" foi produzido por integrantes da liga acadêmica da graduação

O curso de Medicina da Unoeste, por meio da Liga Acadêmica de Medicina Legal (LAMeL), lançará na próxima quinta-feira (28), o e-book “Medicina Legal: Análise prática dos disparos a curta distância”. Produzido por alunos, sob a orientação do professor Cristiano Hayoshi Choji, o objetivo foi criar um livro atlas para determinar aspectos médico-legais de lesões produzidas por disparo de arma de fogo a curta distância.

De acordo com a presidente da Liga, Tainah Samecima Alvarenga, do 7º termo, a ideia do material digital surgiu a partir de uma discussão entre Choji e os diretores da LAMeL, após uma aula sobre armamento. “Foi um conteúdo que nos despertou bastante interesse e que somado às ideias pré-elaboradas do professor, nos levou à elaboração do conteúdo”, explica.

A acadêmica conta que para a produção do estudo utilizou-se uma pistola calibre 38, onde os disparos foram realizados em cartolinas brancas a diferentes distâncias que variaram entre 2 e 22 centímetros. “Essa parte do trabalho foi desenvolvida pelos médicos legais, de acordo com a avaliação das normas leais e éticas. Os alunos, através de metodologia ativa de aprendizagem, ficaram responsáveis pela produção da pesquisa e pela descrição dos achados. Realizamos um escalonamento das fotos através do uso do programa AutoCAD e, posteriormente, avaliamos os diâmetros dos resquícios do disparo encontrados em distâncias distintas. Por fim, fizemos uma comparação entre esses dados ilustrada por meio de gráficos”, salienta. 

Tainah revela ainda que este é um trabalho com inovação para a área abordada e que tal obra desperta novas dúvidas e questionamentos, sendo um estimulador para outras pesquisas. “Esperamos que este livro seja de grande ajuda para as autoridades policiais no que tange a investigação criminal, sendo um facilitador na comparação de disparos de arma de fogo a curta distância, auxiliando o trabalho da perícia criminal e, consequentemente, agilizando o processo de investigação, contribuindo então no combate ao crime”, diz.

 

O lançamento do livro, nesta quinta-feira (28), será realizado na biblioteca do campus I, no bloco B, às 19h. O e-book já está disponível para acesso gratuito no site da Unoeste, na página do curso de Medicina.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste - Foto: Erika Fogli

<< voltar