"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Cinco erros comuns que todos cometemos nas redes sociais

Publicado em 06/11/2019
compartilhe esta matéria:

Cinco

 Segundo o relatório mais recente, o Facebook, o Twitter e o Instagram estão entre os 10 sites mais visitados do mundo. Embora milhares de milhões de pessoas gastem milhares de horas todos os dias nestas plataformas de redes sociais, são poucas as que consideram esta atividade como sendo arriscada. O risco deve-se às ações descuidadas que, por vezes, todos fazemos on-line quando nos esquecemos da nossa privacidade.

Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN, diz que a privacidade da sua conta de rede social é tão importante quanto o conteúdo que você publica. Embora a privacidade dos serviços de redes sociais como opção pessoal possa ser discutível, o especialista selecionou os erros mais comuns que todos os utilizadores cometem e explicou como evitá-los:

Excesso de partilhas

É perigoso revelar informações em excesso ou informações muito confidenciais, como locais, fotos de bilhetes de avião ou de passaportes com números de identificação, contagem decrescente até sair de casa para ir de férias, novas compras caras, etc. Os criminosos à espreita on-line podem usar essas informações para roubar a sua identidade, invadir a sua casa ou simplesmente chantageá-lo. Além disso, os hackers normalmente procuram pessoas emocionalmente vulneráveis para atacar, para que possam usar a sua explosão de emoções nas redes sociais contra si.

Não partilhe dados pessoais, como a morada de casa e o número de telefone, nos seus perfis de redes sociais, pois qualquer pessoa poderá aceder facilmente aos mesmos. Daniel Markuson, da NordVPN, diz que é melhor evitar fazer publicações online enquanto estiver ausente, especialmente aquelas que incluem a sua localização em tempo real. O especialista também se opõe à publicação de imagens de quaisquer documentos que contenham informações confidenciais ou códigos digitalizáveis, como QR e códigos de barras. E lembre-se de não partilhar os seus sentimentos pessoais ou participar em discussões intensas online que podem chamar à atenção de criminosos.

Utilizar a mesma palavra-passe para todas as contas nas redes sociais

Imagine que a sua palavra-passe do Twitter foi divulgada e que utiliza a mesma palavra-passe no Facebook e no Instagram. Agora um hacker pode bloqueá-lo das suas contas em redes sociais, aceder a todas as suas informações privadas, incluindo as suas fotos, e usá-las de forma maliciosa.

Para evitar um possível roubo de identidade, deve usar palavras-passe diferentes para cada plataforma social. Também é recomendável alterar as suas palavras-passe com frequência e usar palavras-passe fortes. Daniel Markuson recomenda usar um gerador de palavras-passe, como o NordPass. O gerador lembra-se das suas palavras-passe complexas ou gera-as para si, além de permitir-lhe armazenar, organizar e aceder às suas palavras-passe a partir de qualquer lugar. 

Esquecer-se das configurações de privacidade da sua conta

Às vezes, os utilizadores de redes sociais esquecem-se da cibersegurança quando partilham informações confidenciais e adicionam pessoas que não conhecem à lista de amigos. No entanto, alguns desses estranhos podem ser causadores de problemas cibernéticos que podem publicar notícias falsas prejudiciais ou enviar links de vírus por mensagens. Essas pessoas também obtêm acesso às fotos e a outras informações que você partilha com os seus amigos.

Então não se torne amigo nas redes sociais de pessoas que não conhece. Poderá sempre verificar a lista de amigos mútuos ou de coisas em comum antes de adicionar uma pessoa ao seu Facebook.

Mesmo que não seja amigo de estranhos, se o seu perfil for público, qualquer pessoa pode recuperar os seus dados e utilizá-los para as suas próprias necessidades traiçoeiras. Daniel Markuson recorda-lhe que deve verificar com quem está a partilhar as suas informações antes de publicar qualquer coisa online. Assegure-se de que as suas publicações só estão visíveis aos seus amigos, e não a todos na Internet.

Responder a testes

Que aparência terá daqui a 50 anos? Que personagem de Guerra dos Tronos é? Com plug-ins de malware, os criminosos utilizam esses testes para obter as suas informações pessoais. Em março, o Facebook processou dois produtores de testes ucranianos que utilizavam esses jogos para acede e roubar dados privados de utilizadores do Facebook. Os criminosos apresentavam aos utilizadores do Facebook os seus próprios anúncios, em vez dos aprovados oficialmente.

Embora os testes do Facebook pareçam completamente inofensivos, não se deixe levar por eles. Os seus algoritmos são demasiado simples para dizer a verdade, portanto, mantenha-se cético e não responda a esses testes. De acordo com Daniel Markuson, da NordVPN, se ainda assim não conseguir resistir a esses testes tentadores, verifique as informações que solicitam do seu perfil e decida se realmente deseja partilhá-las.

Usar redes sociais em Wi-Fi pública não segura

Pesquisas mais recentes mostram que 79% dos utilizadores de Wi-Fi pública corre sérios riscos ao escolher uma rede. Eles selecionam um hotspot por causa da sua força da Wi-Fi, um nome que pareça apropriado ou simplesmente escolhem qualquer opção gratuita. Contudo, os hackers utilizam ligações públicas não protegidas para espiar os dispositivos das pessoas e roubar os seus dados privados, incluindo palavras-passe de redes sociais.

Tenha muito cuidado ao ligar-se a redes Wi-Fi gratuitas em cafés, hotéis e outros locais públicos, pois eles podem não ter proteção suficiente. Não entre nas suas contas em redes sociais nem visite sites confidenciais quando estiver a utilizar uma Wi-Fi pública. Uma das melhores formas de utilizar com segurança um hotspot gratuito é instalar uma VPN, como a NordVPN. Isto irá garantir que a sua ligação à Internet é privada e que nenhum dado confidencial poderá ser roubado.

SOBRE A NORDVPN
A NordVPN é o fornecedor de serviços VPN mais avançado do mundo e mais voltado para a segurança do que a maioria dos serviços VPN. Oferece encriptação VPN dupla, bloqueio de malware e Onion Over VPN. O produto é muito fácil de usar, oferece um dos melhores preços do mercado, tem mais de 5000 servidores em todo o mundo e é compatível com P2P. Uma das principais características da NordVPN é a política de zero registos. Para mais informações: nordvpn.com.

Fonte: Una Zimmerman - NordVPN

<< voltar