"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Show gratuito no Sesc Thermas resgata trajetória da música caipira

Publicado em 20/08/2019
compartilhe esta matéria:

Show

 Público também acompanha feira mensal de produtos agroecológicos, espetáculo, oficina e contação de histórias.

A trajetória da música caipira é relembrada por Passoca em show no Sesc Thermas de Presidente Prudente neste sábado (24). Às 16h, o cantor interpreta clássicos do mundo da viola no palco da Área de Convivência. Feira de produtos agroecológicos, espetáculo teatral, oficina e contação de histórias também compõem a programação gratuita do final de semana.

Passoca iniciou sua trajetória artística em 1964, tocando em bailes e festivais. Seis anos depois, enquanto cursava a faculdade de arquitetura, formou seu primeiro grupo profissional.

O ano de 1975 marcou o início de uma série de trabalhos, o LP gravado com o grupo Flying Banana pela gravadora Phillips, seguido do CD “Cão Vadio”, do LP “Que Moda” e de apresentações na capital e interior paulista. Em 1981, organizou, produziu e participou do show “Vozes & Violas”, junto de Almir Sater, Marlui Miranda, entre outros.

Seu amor à música o levou até a Europa, apresentando-se com Arrigo Barnabé, Vânia Bastos e Cida Moreira no Festival de Teatro de Parma (Itália), Kultur Zenter de Munique (Alemanha) e New Morning de Paris (França).

No show deste sábado, Passoca (voz e viola), acompanhado por Ronaldo Rayol (violão) e Noel Bastos (bateria), interpreta músicas de artistas clássicos da viola, como Raul Torres, João Pacífico, Alvarenga & Ranchinho, Teddy Vieira entre outros, intercalando as composições com “causos” e fatos da história da música caipira. O público acompanha a performance gratuita a partir das 16h, na Área de Convivência do Sesc Thermas.

LITERATURA

A contadora de histórias e pesquisadora Ana Paula Carneiro marca presença em mais uma edição do Quintal de Histórias neste sábado, às 15h. Desta vez, com ‘Águas que contam e encantam’.

Tal proposta parte da tradição oral dos povos brasileiros em compartilhar histórias que se passam às margens dos rios. São inúmeras as narrativas que falam sobre a natureza, seus fenômenos e suas águas, como as lendas do Boto, da Iara (Mãe-D’Água), do Cobra Norato e do Boitatá.

O resgate dessas histórias de encantamento e magia que perpassam gerações é feito por meio de uma narração divertida. Ao final, todos são convidados a participar de uma oficina de caudas de sereia e almofadas de boto, os personagens mais notáveis desta tradição.

CRIANÇAS

No Arte em Cena de domingo (25), a Cia O Grito traz para o palco da Área de Convivência um espetáculo fruto de pesquisas relacionadas à adultos e crianças em situação de vulnerabilidade social, o ‘Diana, Luana’.

Ele ilustra a vida de Diana Luana, que, se não tivesse nascido nas ruas, seria uma criança como outra qualquer, com o sonho de estudar para virar astronauta, poder subir até a lua e reencontrar o colo de sua mãe, que subiu lá no céu num foguete e virou estrela.

Mas, por ter um nome para o dia e outro para a noite, e por morar em todas as ruas, Diana Luana, como tantas outras crianças, não pode ir para a escola. Assim, a menina precisa enfrentar frios mais gelados que o Polo Norte, lutadores imbatíveis, e sonhar até alcançar a lua. O público acompanha essa emocionante história a partir das 15h.

Após assistirem ao espetáculo, os pequenos participam da oficina ‘Desmontagem teatral’, conduzida também pela Cia O Grito. Às 16h, eles integram uma vivência em jogos teatrais resultando em improvisações para recontar a história assistida. A oficina acontece no Quiosque e conta com retirada gratuita de senhas na Central de Atendimento.

MEIO AMBIENTE

Sábado é dia de Feira de Produtos Agroecológicos no bosque do Sesc. Realizada com pequenos agricultores da região a fim de incentivar a economia solidária, a interação entre as pessoas e a valorização da produção local, a partir das 9h30 o público encontra uma variedade de frutas, legumes e hortaliças produzidas sob o conceito da agroecologia.

Essa linha de pensamento reúne práticas sustentáveis de manejo, além de outros produtos caseiros. Para Elys Couto, engenheira ambiental, a feira desperta a consciência ecológica relacionada aos hábitos de consumo. “Gosto das feiras porque valorizo muito o contato entre produtor e produto, o que me faz repensar no tipo de mercado que apoio”, relata.

Ainda segundo ela “saber que há alguém que produz meu alimento com amor e respeito com a natureza é algo que me recarrega de esperanças, nutre o corpo e a alma”.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível emsescsp.org.br/prudente.

Fim de semana cultural

Literatura – Águas que contam e encantam

Dia 24, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – Breve história da música caipira

Dia 24, sábado, às 16h. Grátis.                                 

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Espetáculo –  Diana, Luana

Dia 25, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Desmontagem teatral

Dia 25, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Vagas limitadas.

Florestar – áreas verdes educadoras

Feira – Produtos agroecológicos

Dia 24, sábado, das 9h30 às 16h.

No Bosque.

Classificação etária: Livre.

OBS: Elys Couto é personagem de uma das fotos enviadas da 'Feira de Produtos Agroecológicos'. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Thermas Presidente Pru

GALERIA DE IMAGENS



<< voltar