"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Rotary Club PP Sul promove mutirão contra Hepatite neste sábado

Publicado em 23/07/2019
compartilhe esta matéria:

Rotary

 O Rotary Club Presidente Prudente Sul, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Pres. Prudente, promove no próximo sábado, 27, das 9h às 13h, na Praça Nove de Julho o mutirão para testes rápidos e gratuitos de Hepatite C. A ação é alusiva ao Dia Mundial de luta contra as Hepatites, comemorado no dia 28 deste mês.


Idealizado pelo Rotary Internacional, o projeto mundial “Erradicação Hepatite Zero” (do inglês Hepatitis Zero – World Erradication Preject) tem por objetivo diagnosticar portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram.

Conforme o presidente do Rotary Club PP Sul, Ricardo Aoki, serão disponibilizados 500 testes, cujo público alvo são homens e mulheres com mais de 40 anos. “Nesse ano, o Rotary Internacional acontece simultaneamente em 50 países nos continentes da África e América”, salienta.

Inciativa brasileira

A iniciativa do “Hepatitis Zero Project” partiu de um sonho do brasileiro Humberto Silva, que venceu a doença após carregá-la por 38 anos, sem nunca desconfiar. Ele fez um voto a Deus que trabalharia voluntariamente para mudar a situação no mundo. Hoje, junto ao Rotary Internacional, mobiliza ações para erradicar a doença em mais de 200 países.

Dados

No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. No Brasil, a doença viral aumentou 20% de 2008 a 2018, segundo dados do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, divulgado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, 500 mil pessoas convivem com a doença no país.

Causas

A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado. A Hepatite é causada por vírus e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, assim como pelo excesso de medicamentos, álcool e drogas. Sua transmissão ocorre por contato com sangue contaminado, sexo desprotegido, compartilhamento de agulhas e objetos cortantes, bem como água e objetos contaminados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS, mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.


 

Fonte: Francinara Nepomuceno - Assessora de Imprensa

<< voltar