"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Programa Senac de Aprendizagem e TAQE firmam parceria para ajudar jovens a ingressarem no mundo do trabalho

Publicado em 11/12/2018
compartilhe esta matéria:

Programa

 Por meio de um aplicativo gamificado que capta vaga de empregos, jovens de 14 a 24 anos podem interagir e atrelar seus perfis com empresas que buscam aprendizes; parceria inicia em dezembro


            O Senac São Paulo acaba de firmar parceria com o TAQE, aplicativo de recolocação profissional gamificado, que vai auxiliar empresas a darem oportunidade a jovens de terem sua primeira experiência no mundo do trabalho e, em paralelo, se capacitarem. A partir de dezembro, pessoas de 14 a 24 anos incompletos poderão ser contratadas como aprendizes por empresas, de forma rápida e prática, e receberem uma formação gratuita por meio do Programa Senac de Aprendizagem.

 

Essa iniciativa é vinculada à Lei da Aprendizagem Profissional nº 10.097/2000. A legislação determina que empresas de médio e grande portes tenham em seu quadro de funcionários entre 5 a 15% de aprendizes. O público-alvo dessa lei são jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam frequentando a escola regular, caso não tenham concluído o ensino médio. Eles precisam também passar obrigatoriamente por formação.

O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para a contratante e para o jovem aprendiz. O objetivo do Senac com a parceria com o TAQE é facilitar o processo de contratação de aprendizes pelas empresas. “A expectativa é que novas parcerias com nossa instituição se formem e que o jovem tenha oportunidade de ingressar no mundo do trabalho, por meio deste programa”, afirma Erleni Andrade, coordenadora do Programa Senac de Aprendizagem.

Durante as aulas, os estudantes terão acesso a exercícios de dinâmicas de grupo e jogos; simulações de situações reais de trabalho; leitura e interpretação de textos; estudo de casos; exploração de recursos audiovisuais; dramatização; visitas monitoradas; atividades culturais; ações empreendedoras; contextualização teórico-prática de aprendizagem; e desenvolvimento de projeto.


Sobre o aplicativo

A mecânica do aplicativo se dá por meio de jogos, testes, aulas curtas e solicitação de informações. A partir dos resultados e respostas, os dados dos jovens são cruzados com a cultura e perfil das vagas das empresas, podendo então ser recomendados às empresas que já têm ou que podem ter parceria com o Programa Senac de Aprendizagem. Após serem contratados, serão encaminhados para realizarem matrícula no Senac e dar início ao curso de Aprendizagem.

Segundo Renato Dias, CEO do TAQE, a ferramenta usa inteligência de dados para simplificar e aprimorar o processo de recrutamento e assim resolver alguns dos principais problemas das empresas na hora de contratar. “Ao recomendar os candidatos com perfil mais adequado, reduzimos tempo e custos na contratação e ainda melhoramos o encaixe com a vaga e empresa, melhorando índices de turnover (rotatividade) e produtividade. Nossas taxas de aprovação em processos presenciais são até três vezes maiores do que as empresas costumam obter", explica.

“O aplicativo vai indicar as pessoas certas para as vagas certas e, consequentemente, para um curso com a qualidade oferecida pelo Senac”, complementa Erleni. A carga horária das aulas, distribuída em 17 meses, é de 1.560 horas. O Senac oferece 480 horas de teoria. O restante é constituído de prática profissional, desenvolvida na própria empresa contratante.


Sobre o Programa Senac de Aprendizagem

O Senac São Paulo tem, atualmente, mais de 7 mil empresas cadastradas e parceiras no Programa Senac de Aprendizagem. Em 2017, a instituição matriculou mais de 14 mil novos aprendizes em todo Estado. Neste ano, a expectativa é que mais de 19 mil concluam o curso. Para participar das aulas, basta que a empresa matricule seus aprendizes em uma unidade de seu interesse. Antes, terá de verificar a data de início das próximas turmas, prazos e documentos necessários para matrícula.

Ao integrar-se ao programa, a empresa cumpre seu papel legal de contratante e ainda é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac, além de atuar no processo de transformação do jovem, ajudando-o a ter oportunidade de emprego. Para outras informações sobre como participar do Programa Senac de Aprendizagem e conhecer, com detalhes, o curso basta acessar:www.sp.senac.br/aprendizagem.

   

TAQE

TAQE é um jogo que capacita e recomenda jovens para o mercado de trabalho. Por meio de aulas e testes interativos, seu algoritmo compreende o perfil dos candidatos e realiza o match com a cultura e vagas das empresas. Dessa forma, empodera jovens e aumenta a produtividade das empresas. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por meio do site www.taqe.com.br.

 

Fonte: WGB Comunicação

<< voltar