"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Novembro Azul! Medicina orienta sobre câncer de próstata

Publicado em 21/11/2018
compartilhe esta matéria:

Novembro

 Liga Acadêmica de Urologia realiza palestras de conscientização no Corpo de Bombeiros e para colaboradores da universidade

A próstata é um órgão pequeno que tem formato de maçã; uma glândula que só o homem tem e que é protagonista do segundo tipo de câncer mais comum entre o sexo masculino. Em 2018, já foram registrados mais de 68 mil casos no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). No ano, só em Prudente, são realizados, em média, quatro atendimentos por dia relacionados ao câncer de próstata, segundo o Hospital Regional (HR) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, que atende 45 municípios da região. Um assunto sério que não poderia passar despercebido na Unoeste!

No mês que celebra o combate à doença, a Liga Acadêmica de Urologia da Faculdade de Medicina ministrou palestra sobre o assunto no 14º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar de Presidente Prudente (14º GM-PMESP), no dia (19/11). Acompanhados do docente Oscar Rubini Avila, os acadêmicos esclareceram questionamentos a respeito do tema. “Foi muito produtivo”, de acordo com o estudante membro da diretoria da liga, Milton Mendes Cattini.

A campanha “Novembro Azul” tem como foco diagnosticar a doença no início para facilitar o tratamento e cura. O principal empecilho continua sendo convencer os homens a fazerem os exames, por conta do preconceito. De janeiro a outubro, foram realizados 1.323 atendimentos relacionados ao câncer de próstata no oeste paulista. Em 2017, no mesmo período, foram 1.152 atendimentos. Um aumento de 14% nos atendimentos voltados a uma doença que em 2013 matou mais de 13 mil homens, conforme o Inca.

Conscientização interna

Por isso, assim como para os bombeiros, a palestra de conscientização sobre o câncer de próstata também foi direcionada aos colaboradores da universidade. Funcionários dos campi I e II também receberam os alunos da liga nos dias 7 e 14 de novembro, respectivamente. Ao fim, esclareceram dúvidas e aprenderam um pouco mais sobre a importância da prevenção.

Serviço

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente, vinculado ao HR, oferece um serviço gratuito de atendimento à saúde do homem. Acontece todos os sábados. Para agendar uma consulta, basta ligar no 0800-779-0000.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste

<< voltar