"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

No Dia do Índio, Sesc Thermas promove debate sobre cultura indígena

Publicado em 11/04/2018
compartilhe esta matéria:

No

 Ministrada pelo etnoarqueólogo Robson Rodrigues, a atividade ocorre na quinta-feira (19), às 19h, no Bosque do Sesc

 

Quando você ouve a palavra “índio”, qual é a primeira imagem que vem em sua cabeça? Selvagem? Um homem de tanga? Mulheres praticamente nuas? Vivendo no mato, dormindo na rede? Talvez você seja livre destes estereótipos, mas é fato que esses olhares preconceituosos sobre os índios permeiam a sociedade.

O bate-papo “Cultura Indígena em Pauta” aborda a atualidade da cultura indígena e sua história na região Oeste do Estado de São Paulo, bem como explica sua importância para a constituição da população regional, além de estimular o debate em torno da questão. Um olhar sobre a cultura indígena diferente da visão estigmatizada, que nos é ensinada logo nas primeiras séries da escola.

A atividade é comandada pelo etnoarqueólogo Robson Rodrigues, que atua como pesquisador e pós-doutorando do Instituto de Ciências Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele traz ao público do Sesc informações baseadas em pesquisas etnoarqueológicas sobre a ocupação dos povos indígenas, desde o período pré-colonial.

A conversa ocorre em meio à instalação “Sai da Moita”, em exposição no Bosque do Sesc Thermas até 27/5. Em busca das identidades ocultas no território do Oeste Paulista, o artista paulistano Rodrigo Bueno criou uma série de obras em torno do passado quilombola, indígena e imigrante desta região.

 

19 de abril – Dia do Índio

 

Desde 1943, comemora-se no dia 19 de abril, em todo o país, o Dia do Índio. A data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, em alusão ao 1° Congresso Indigenista, ocorrido no México, três anos antes. Discutir a questão indígena nas Américas, envolvendo as relações conflituosas travadas desde o início da ocupação do continente pelos europeus, foi a principal temática do congresso. Considerando o passado da opressão, os líderes indígenas resistiram ao congresso e, apenas no dia 19 de abril, decidiram participar dos debates. A partir de então, a data passou a marcar o Dia do Índio, em toda América.

Nem tudo são flores na questão indígena. A data remete a temas como meio ambiente, cultura, memória e reconhecimento histórico, mas, também, a questões como o desrespeito e a discriminação. Segundo o censo do IBGE em 2010, existem 305 etnias e 274 línguas indígenas faladas, além do português, mas a inclusão e a participação ativa dessas comunidades na sociedade brasileira e na escolha de seus destinos ainda são restritas.

Considerando a expectativa dos colonizadores, os índios criaram mecanismos de defesa e resistência. Mesmo com tantas tentativas de escravização e levantes, que levaram ao extermínio de muitos povos, atualmente os índios ocupam 11% do território brasileiro.

 

SERVIÇO


AÇÕES PARA A CIDADANIA


Bate-Papo – Cultura Indígena em Pauta

Com o etnoarqueólogo e pós-doutorando do Instituto de Ciências Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Dia 19 de abril, quinta-feira, às 19h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 10 anos.

Fonte: Assessoria de imprensa Sesc Thermas Presidente Pru

GALERIA DE IMAGENS



<< voltar