"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Sociedade cibernética: Implicações para a vida e desenvolvimento de crianças e adolescentes

Publicado em 01/07/2013
compartilhe esta matéria:

Sociedade

 A sociedade contemporânea que podemos denominar como a sociedade cibercultural esta permeada pela propagação e desenvolvimento das tecnologias de informação, como: A internet, os telefones celulares, ipod dentre outros aparelhos de acesso fácil e ilimitado para todos os segmentos sociais. Entretanto, é importante a reflexão acerca dessa nova forma de relação para a vida das crianças e adolescentes, no intuito de apreender quais são os benefícios e malefícios desta nova era virtual.

            Uma discussão central na questão que acabamos de pontuar acima, é que a forma de convívio entre as crianças, os adolescentes e seus familiares se modificou com o uso das tecnologias de informação. Necessariamente, as crianças e adolescentes têm despendido um grande tempo em utilizar tais ferramentas em detrimento de atividades que fazia num outro determinado tempo histórico.

            O que é importante ressaltar que não estamos criticando as tecnologias de informação como a internet, por exemplo, mas sim o uso abusivo que as crianças e adolescentes tem feito desses meios. A internet sem dúvida alguma é um avanço da nossa sociedade e que está a serviço de todos os membros e segmentos sociais e que deve ser utilizado permeado por um adulto experiente para conduzir o uso adequado por parte das crianças e adolescentes. Ou seja, os benefícios da internet para o desenvolvimento das crianças e adolescentes seriam as pesquisas, chat com amigos e profissionais, acesso ao conhecimento, dentre outros.

            Nesse sentido, o uso demasiado das tecnologias de informação produzem outra realidade no convívio social de crianças e adolescentes, podemos pontuar, por exemplo, as atividades lúdicas, brincadeiras e jogos que nessa nova era estão praticamente em extinção sendo substituída pelas tecnologias. E isso resulta que a criatividade, imaginação, socialização, desenvolvimento psicomotor dentre outros aspectos da vida infantil deixam de ser trabalhados somente com o uso das tecnologias.

Em contrapartida, os jogos e brincadeiras articulados com as tecnologias seria o ideal para o desenvolvimento dos mesmos. Se as crianças e adolescentes utilizassem das brincadeiras infantis e jogos como bolinha de gude, esconde-esconde, passa anel, roda pião, pular corda, amarelinha, betis, imagem e ação, queimada etc. teriam um maior sucesso no percurso da sua vida com uma dosagem equilibrada do uso das tecnologias associadas às brincadeiras e jogos.

 Mas infelizmente a realidade é outra e atualmente essas brincadeiras inexistem por conta da sedução que os jogos eletrônicos e a internet proporcionam para a criança sem sair do lugar/casa e numa interação individual entre homem-máquina desenvolvendo também, problemas na saúde como a obesidade e o sedentarismo.

            Pesquisas apontam da importância das brincadeiras e dos jogos para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. As brincadeiras e jogos das crianças e adolescentes proporcionam a construção da sua identidade, garantindo sua autonomia, iniciativa, autoestima, pensamento e linguagem. Sobretudo porque, com esses elementos as crianças e os adolescentes serão capazes de avaliar seus desafios e a ter uma participação mais efetiva junto a construção da sociedade.

 

            .

 

 

Fonte: Fernanda Jóia Passetti Lima - Pedagoga especialist

<< voltar